Relatório do laboratório de microbiologia atividade – diluição seriada e contagem.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1278 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Curso de Engenharia Ambiental

Caique André
Rafael Recife
Waslis Sousa

Relatório do Laboratório de Microbiologia
Atividade – Diluição seriada e contagem.

Itapetinga-BA
2011
Caique André
Rafael Recife
Waslis Sousa

Relatório do Laboratório de Microbiologia
Atividade – Diluição seriada e contagem.

Relatório da aula de Laboratório deMicrobiologia, referente à aula prática, apresentada a Professora Katia Iro, como requisito parcial da disciplina de Microbiologia do quarto semestre do curso de Engenharia Ambiental.

Itapetinga-BA
2011

Introdução
Além da identificação do tipo do microrganismo de um meio, também é importante em alguns casos sua quantificação. Como exemplo de casos em que a quantificação de microrganismostorna-se importante, pode-se citar: quantificação da população de microrganismos da água e alimentos para avaliar a qualidade microbiológica dos mesmos, na análise da eficiência de agentes antimicrobianos ou a eficácia de práticas higiênco-sanitárias para se verificar a população sobrevivente ao tratamento. E, há várias técnicas de contagem de microrganismos.
Assim, os microrganismos podem serquantificados de forma direta, contando-se microscopicamente o número de células presentes num determinado material ou superfície, ou indiretamente, efetuando-se análises da turbidez, determinação do peso seco, concentração de substâncias químicas (proteínas, pesquisa de determinada enzima ou produto final de uma via metabólica, DNA, RNA). Esse último método leva em consideração um “quesito”importante para a técnica de contagem, que é a quantificação de apenas células vivas. Pois, em determinadas circunstâncias, como aquelas em que se avalia as práticas higiênico-sanitárias, é preciso determinar a população de células viáveis. E, para efetuar a contagem total de bactérias numa determinada suspensão da amostra faz-se diluições seriadas da amostra.

Diluição Seriada

A diluição seriada éuma técnica simples e muito favorável quando se deseja saber quantas unidades formadoras de colônias (ufc) existem em uma suspensão bacteriana. Esta técnica é bastante útil para a recuperação de micro-organismos presentes em água, solo, sedimento e alimentos, bem como outros substratos similares. Podendo ser aplicada quando se quer definir, por exemplo, a população bacteriana ao longo do tempo,ou ufc de uma bactéria fito patogênica presente em um extrato obtido de uma amostra de sementes. Esta diluição é baseada em outra técnica chamada Diluição Decimal, a qual consiste em uma substancias que tem o seu volume final de solução diluída na base 10.

Contagem eletrônica de colônias
Esse método de contagem é muito pratico e bastante utilizado pois quantifica rapidamente o número decélulas numa suspensão, através da passagem do fluido por um orifício minúsculo contendo um fluxo de elétrons. Como as células não são condutoras, elas aumentam a resistência elétrica do fluido condutor e a resistência é registrada eletronicamente, quantificando o número de células que passam através do orifício. Esse método tem o inconveniente de detectar células mortas e também quantificam materiaisinertes porventura presentes na amostra.

Contagem padrão em Placa
É um método de inoculação, onde se introduz uma quantidade de amostra num meio de cultura adequado.

Esse último método leva em consideração um “quesito” importante para a técnica de contagem, que é a quantificação de apenas células vivas. Pois, em determinadas circunstâncias, como aquelas em que se avalia as práticashigiênico-sanitárias, é preciso determinar a população de células viáveis. E, para efetuar a contagem total de bactérias numa determinada suspensão da amostra faz-se diluições decimais seriadas da amostra e inocula-se, usualmente, pela técnica de “Pour-Plate”ou “Spread-Plate” com Alça de Drigalsky, em meios de cultura apropriados. Após o período de incubação em condições de temperatura e atmosfera...
tracking img