Relatório do filme inferno na ttorre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1198 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO SOBRE O FILME “INFERNO NA TORRE”

Trabalho facultativo apresentado como requisito parcial de avaliação na disciplina Instalações Prediais e Urbanas I da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará, ministrada pelo Prof. João Frutuoso Dantas.

BELÉM – PA
2011
INFERNO NA TORRE – de Irwin Allen

O filme começa com o arquiteto, Doug Roberts, chegando dehelicóptero, pousando no heliporto no alto da torre projetada por ele. É recebido pelo construtor, Jim Duncan, que diz que neste dia, na inauguração do edifício, o Senador Parker estará presente e quase garantiu o contrato de reurbanização, que permitirá a construção de outras torres no nível da citada por todo o país.
Logo que sobe para seu escritório, é abordado pela equipe querendo resolver umasérie de problemas, inclusive eletrodos errados que foram utilizados, e recebido de surpresa pela sua mulher, carinhosamente.
Na área de máquinas do edifício, uma equipe esta fazendo testes nos geradores e o principal não funciona. Ao ser acionado o auxiliar, a máquina dá um curto e quase pega fogo.
A torre tem 138 andares, sendo do 1º ao 80º exclusivamente de salas comerciais e do 81º ao 120ºexclusivamente de apartamentos residenciais.
Um curto ocorre numa caixa elétrica numa sala de depósito de materiais, onde há produtos inflamáveis. A pequena explosão abre a tampa da caixa e a fiação toca fogo em papéis espalhados. O aquecimento crítico é detectado pelo sistema de segurança, mas uma falha não permite que o alarme soe, nem que a brigada de incêndio seja acionada, mesmo manualmente. Oincêndio também não é alcançado pelas câmeras de segurança.
O arquiteto é chamado para verificar o curto no gerador auxiliar e descobre que os conduítes dos disjuntores não foram recobertos, conforme suas especificações. Enquanto ele acha que “quase” houve um incêndio, o fogo continua na sala de deposito, sem ser detectado.
Todo o sistema de segurança depende do sistema elétrico para funcionar.O responsável por esses sistema é o genro do construtor, que não seguiu as especificações do arquiteto, que era de utilizar material muito acima das normas para prevenir acidentes, por se tratar de uma construção até então nunca executada.
O arquiteto trata, então, de verificar todas as especificações do seu projeto.
A noite de inauguração é uma noite de gala, com a presença de lideres dasociedade e do governo, estrelas da TV e do cinema.
A festa acontece na cobertura do edifício, com cerca de 300 pessoas.
O arquiteto está verificando possíveis problemas na fiação elétrica do edifício, quando descobre, no 83º andar, um aquecimento. Todas as luzes do prédio estão acesas por causa da inauguração, causando uma sobrecarga no sistema.
O sistema de segurança detecta um problema no 81ºandar e os bombeiros são acionados. Um homem é gravemente ferido pelas chamas ao tentar salvar outro quando este ia abrir a porta de onde foi detectado fogo, mesmo apesar da tentativa de abafamento para salvá-lo. A mangueira de incêndio foi utilizada para conter o fogo.
O arquiteto tenta convencer o construtor a evacuar o prédio, como medida de prevenção, mas este considera exagero.
O chefe dosbombeiros chega e faz uma série de perguntas a Doug, que expõe os problemas no exaustor e sprinklers que não funcionaram. O bombeiro diz então que eles não podem combater fogo a partir do 7º andar e terão que usar o sistema hidráulico do edifício e age como se o responsável pelo incêndio fosse o arquiteto.
O chefe dos bombeiros leva sua equipe até o andar onde foco do incêndio e sobe à cobertura paraconvencer o construtor a levar os convidados ao térreo. Este os avisa delicadamente, o que não impede uma crescente ansiedade quando se dirigem aos elevadores.
O problema se agrava e o fogo sobe ao 82º andar. No 81º, ocorre uma explosão.
Em uma discussão do construtor com seu genro, engenheiro elétrico, cita-se a economia de 2 milhões de dólares no sistema elétrico e de mais 4 milhões em...
tracking img