Relatório do ensaio de permeabilidade do solo

Ensaio de Permeabilidade do Solo
1 Introdução
Os solos são permeáveis em função da existência de vazios interconectados pelos quais a água pode fluir de pontos de alta energia para pontos debaixa energia. O estudo do fluxo de água através do solo permeável é importante na mecânica dos solos. É necessário para estimar a quantidade de fluxo subterrâneo sob várias condições hidráulicas, parainvestigar problemas envolvendo o bombeamento de água para construção subterrânea e para fazer análises de estabilidade de barragens de terra e estruturas de contenção de terra sujeitas a forças depercolação.
O ensaio de permeabilidade é regido pela Lei de Darcy, o mesmo publicou uma equação para a velocidade de descarga da água através de solos saturados, a equação é expressa a seguir.
v = kiOnde:
V – velocidade de descarga;
i – gradiente hidráulico;
k – condutividade hidráulica.

A condutividade hidráulica é dada a partir do tipo de solo trabalhado e o mesmo é calculado no fim doensaio. A seguir uma tabela com alguns valores de condutividade hidráulica.
Tabela 1: Valores de K
Pedregulho
> 10-1 cm/s
Areia
10-1 < k < 10-3 cm/s
Silte + Argila
10-3 < k < 10-5 cm/s
Argila10-5 < k < 10-7 cm/s
Argila de Maior Atividade
< 10-7 cm/s

O ensaio realizado em laboratório é chamado de Permeabilidade de Carga Variável e deve ser feito com o solo saturado para que a Lei deDarcy seja válida.
2 Objetivos
Este ensaio tem como objetivo determinar o coeficiente de permeabilidade à carga variável, com a carga percolando através do solo em regime de escoamento laminar.

3Metodologia
O ensaio para determinação do coeficiente de permeabilidade pode ser de dois tipos: carga constante ou carga variável. Em laboratório nós realizamos o ensaio com carga variável.
Para arealização do experimento são necessários uma bureta, uma mangueira, uma célula e uma amostra de solo compactado. Antes que se inicie a montagem no ensaio, duas pequenas amostras de solo devem ser...
tracking img