Relatório – diluição e mistura de soluções

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL



DEOCLECIANO CASSIANO - 91111094
MARCELLO FABRÍZIO - 91011123
YAROSLÁVIA PAIVA - 91111044
CEZAR CARLOS -91021050
SAIANY COSTA - 91021172
ELVIS VICTOR - 91111014



PRÁTICA DA DISCIPLINA QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL
RELATÓRIO – Diluição e Mistura de Soluções








Prof. Dr.Luiz Gualberto de A. Sobrinho


Pombal - PB
2012

1 – INTRODUÇAO

A diluição de soluções é bastante importante não só nos laboratórios de química e em indústrias, onde essa prática ésempre utilizada (já que o químico precisa trabalhar com concentrações conhecidas) mas também no dia-a-dia. Por exemplo, na limpeza e higiene doméstica, como desinfetantes, a embalagem do produto orientaque eles sejam diluídos antes de sua utilização, ou também na diluição de sucos em pó, onde o volume necessário a ser adicionado já vem no rótulo do produto.
O processo de padronização possibilitaverificar o quanto a concentração da solução preparada aproxima-se do valor real. Para a correção da concentração utilizam-se como referência, substâncias que possuem características bem definidas,chamadas de reagentes primários. O procedimento para a padronização consiste na titulação da solução de concentração a ser determinada, com uma quantidade definida de um reagente primário adequado.

2– OBJETIVOS

* Preparo da diluição de álcool a 92,8% para uma concentração de 70%
* Preparo da diluição de 100 ml de solução de corante 0,1N
* Preparo da solução de 100 ml desolução de corante de 1,50g/l
* Preparo da solução de 100 ml de solução de corante de 1,2%

3 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Diluir uma solução significa reduzir sua concentração, seja por adição desolvente ou por uma eventual extração do soluto. Uma solução é dita diluída quando apresenta uma concentração relativamente baixa do soluto. A fórmula utilizada para expressar essa relação entre...