Relatório digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MATERIAIS E REAGENTES

Papel
Lápis
Pó (Carvão+amido+talco)
Nitrato de Prata
Ninidrina

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Os métodos de identificação humana foram evoluindo ao longo do tempo. A dermatoglifia é o nome dado ao estudo dos padrões das cristas dérmicas, ou seja, dos desenhos existentes nas extremidades distais das faces ventrais dos quirodáctilos (ponta dos dedos), na face ventral dasmãos (palma da mão) e na face plantar das extremidades ventrais dos artelhos (sola e dedos do pé). A datiloscopia se baseia em alguns princípios fundamentais, os quais estão rela-cionados com a identificação humana.
O princípio da perenidade, descoberto em 1883 pelo anatomista holandês Arthur Kollman, diz que os desenhos datiloscópicos em cada ser humano já estão definitivamente formados aindadentro da barriga da mãe, a partir do sexto mês de gestação.
O princípio da imutabilidade, por sua vez, diz que este desenho formado não se altera ao longo dos anos, salvo algumas alterações que podem ocorrer devido a agentes externos, como queimaduras, cortes ou doenças de pele, como a lepra.
Já o princípio da variabilidade garante que os desenhos das digitais são diferentes, tanto entrepessoas como entre os dedos do mesmo indivíduo, sendo que jamais serão encontrados dois dedos com desenhos idênticos.
Existem autores que acrescentam mais um princípio, o da classificabilidade, o qual indica o potencial de uso dos dese-nhos das digitais na identificação humana. Como é praticamente impossível existir duas pessoas com a mesma digital, e também pelo fato da existência de um reduzidonúmero de tipos fundamentais de desenhos , é possível, via de regra, classificar uma impressão digital.
Após anos de observação, tendo inclusive analisado suas digitais em 1860 e 1890, Herschel concluiu que as formas das estrias que formavam as digitais não mudavam durante a vida.

Os profissionais em datiloscopia são chamados de papiloscopistas, os quais têm a responsabilidade de realizar ostrabalhos de pesquisa nos arquivos datiloscópicos e comparar com as impressões digitais em questão.
É uma tarefa que exige muita calma e paciência, experiência e, sobre tudo, que o desenho da impressão digital seja o melhor possível. Existem diversas técnicas para coleta de fragmentos papilares no local do crime.
É ai que aparece um pouco mais de química no processo.
Há basicamente doistipos de impressões digitais: as visíveis e as ocultas. As visíveis podem ser observadas se a mão que as formou estava suja de tinta ou sangue. Já as ocultas são resultado dos vestígios de suor que o dedo deixou em um determinado local. Aliado ao fato de que, quando a pessoa está fazendo um ato ilícito, via de regra, a transpiração aumenta, transformar estas impressões ocultas em visíveis acaba sendoum processo de grande importância nas investigações. O perito tem uma centena de técnicas possíveis, aplicáveis em situações genéricas e específicas.
Na tabela abaixo está a relação entre as glândulas e os compostos excretados no suor humano (que está presente na impressão digital).

Glândulas |Compostos Inorgânicos |Compostos Orgânicos |
Sudoríparas |Cloretos Íons metálicos Amônia SulfatosFosfatos Água |Aminoácidos Uréia Ácido lático Açúcares Creatinina Colina Ácido úrico |
Sebáceas |Ácidos graxos Glicerídeos Hidrocarbonetos Álcoois |
Apócrinas |Ferro |Proteínas Carboidratos Colesterol |
Tabela 1: Relação entre as glândulas e os compostos excretados no suor humano.

Entre as técnicas utilizadas para desvendar a impressão digital está:

Técnica do Pó
Sendo a mais utilizadaentre os peritos, a técnica do pó nasceu juntamente com a observação das impressões e sua utilização remota ao século dezenove e continua até hoje. É usada quando as Impressão Digital localizam-se em superfícies que possibilitam o decalque da impressão, ou seja, superfícies lisas, não rugosas e não adsorventes . A técnica do pó está baseada nas características físicas e químicas do pó, do tipo...
tracking img