Relatório: diagnóstico cultural e de clima organizacional

Páginas: 9 (2159 palavras) Publicado: 27 de fevereiro de 2011
RELATÓRIO: DIAGNÓSTICO CULTURAL E DE CLIMA ORGANIZACIONAL

INTRODUÇÃO

O “termo” clima é usado popularmente no ambiente de trabalho, para expressar o sentimento de bem ou mal estar que os indivíduos vivenciam no dia-a-dia. As pessoas de forma geral usam este termo intuitivamente, sem dele ter uma definição clara e sem saber o que realmente representa esse “clima” no contextoorganizacional, porem de uma forma bem simples o clima pode ser entendido como o conceito que o individuo tem de seu ambiente de trabalho em função das exigências da organização e de seus valores pessoais, sendo que desta forma o clima organizacional é representado pelo resumo das percepções compartilhadas pelos funcionários a respeito de vários aspectos organizacionais.
Podemos dizer que o ClimaOrganizacional está ligado, diretamente, à maneira como o colaborador percebe a organização com a sua cultura, suas normas, seus usos e costumes, como ele interpreta tudo isso e como ele reage, positiva ou negativamente, a essa interpretação.
A conclusão é que o Clima Organizacional não pode ser “criado” pela organização, no sentido literal de se produzir alguma coisa num determinado momento,mas é algo que já existe, vivo e atuante, dentro dela, resultante, principalmente, de fatores internos, das decisões tomadas e da maneira como o pessoal é administrado pelos seus chefes, e atinge o colaborador, diretamente, no que diz respeito à percepção que ele tem da empresa, induzindo-o a determinado comportamento.
Contudo devemos levar em consideração que a organização é um verdadeirouniverso de diferentes interesses, conseqüência de posturas pessoais e profissionais diferenciadas, modo de vida diversificado, maneira diferente de encarar o mundo, não existirá uma só empresa em que todas as pessoas que dela participem tenham conceitos e valores uniformes. Não é correto acreditar que todos, dentro da organização, frente às suas políticas, normas e costumes, interpretem e reajamda mesma maneira, tenham os mesmos valores e a mesma intensidade de aceitação ou rejeição sobre os mesmos aspectos ou acontecimentos da vida profissional e pessoal.
Isto significa que uma mesma situação existente na organização, num determinado momento, será percebida de maneira diferente pelos diversos grupos de colaboradores. Alguns terão uma percepção positiva, e a considerarão umasituação agradável ou motivadora, porque de alguma maneira ela atende suas aspirações e desejos. Outros, frente a mesma situação, terão uma percepção negativa porque, de maneira contrária, ela não atende suas motivações.
Podemos então afirmar que, além da organização não criar o seu clima organizacional teremos, dentro de uma mesma organização, diferentes climas organizacionais num mesmo momento,causados pelos mesmos acontecimentos mas com efeitos diferentes nos diversos públicos internos, causando sensações positivas para uns e negativas para outros.
Então, não é possível se falar da existência de apenas um Clima Organizacional único e uniforme; o clima irá variar de acordo com a situação psicológica e o estagio motivacional em que se encontram cada colaborador e a maneira como eleinterpreta o contexto da empresa, através das informações recebidas ou percebidas no ambiente interno.
Portanto é de suma importância identificar o clima e a cultura organizacional da empresa, pois estas informações servem de embasamento para a realização de propostas no intuito de melhorar a qualidade de trabalho como também o desempenho dos trabalhadores de determinada organização.OBJETIVOS:
a)  levantar junto aos colaboradores o grau de satisfação, entendimento, envolvimento e opiniões sobre aspectos da cultura, políticas, normas, procedimentos e costumes existentes e praticados na empresa, bem como as expectativas de progresso, possibilidade de carreira, relacionamento pessoal e profissional com a chefia.
b)   analisar e interpretar criticamente esses resultados;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tcc diagnóstico do clima organizacional
  • Relatório de Pesquisa de Clima Organizacional
  • Clima organizacional: diagnóstico na distribuidora a mascote
  • Relatório, cultura organizacional e clima organizacional
  • Relatório de pesquisa de clima organizacional
  • Estudo diagnóstico do clima organizacional da ideal móveis
  • RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL
  • Diagnóstico de clima

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!