Relatório – desemprego nos centros urbanos
Introdução
O objetivo deste relatório é apresentar as causas e as consequências do desemprego nos centros urbanos. A questão do emprego é uma das principais preocupações do Governo e da família e, sem uma oportunidade de trabalho, os problemas sociais são agravados.
O surgimento das favelas é consequência da imigração dos habitantes da área rural para os centros urbanos. O grande número de camelôs pode ser considerado também uma consequência de falta de qualificação profissional.
Desenvolvimento
Analisando a situação de desemprego no Brasil, de acordo com os índices do IBGE de fevereiro e março de 2012, o desemprego brasileiro subiu para 6,2% em março, ante 5,7% em fevereiro. O resultado de março de 2012 é o melhor para março desde 2002, quando iniciou a série histórica.
O desemprego nos centros urbanos tem suas causas e consequências. Entre as causas temos a imigração dos habitantes da área rural para os centros urbanos em busca demelhores oportunidades de emprego, a falta de habilitação profissional e a crescente substituição do homem pela máquina. A tecnologia, que vem desde a revolução industrial em 1750 substitui o trabalho de muitas pessoas. E, cada vez mais com a expansão da globalização, tudo é informatizado e sofre um avanço tecnológico, fazendo com que muitos funcionários fiquem sem trabalho. Analisando as consequências do desemprego, observamos surgimento de favelas, fome, doença, grande número de camelôs nas ruas, vadiagem, roubo, crimes etc. As favelas passaram a ser formadas por negros, pobres e por migrantes. Os negros, não tendo condições de voltar para seu país de origem, optaram por habitar lugares inabitados próximos aos centros urbanos. Já os migrantes vem para os grandes centros na esperança de conseguir um emprego melhor e, consequentemente, melhor condição de vida. Assim, o desemprego pode gerar pobreza, e pobreza gera fome, pela falta de dinheiro para comprar comida, e doenças, pela [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 03). Relatório desemprego. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relat%C3%B3rio-Desemprego/637563.html

MLA

"Relatório desemprego" TrabalhosFeitos.com. 03 2013. 2013. 03 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relat%C3%B3rio-Desemprego/637563.html>.

MLA 7

"Relatório desemprego." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2013. Web. 03 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relat%C3%B3rio-Desemprego/637563.html>.

CHICAGO

"Relatório desemprego." TrabalhosFeitos.com. 03, 2013. Acessado 03, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relat%C3%B3rio-Desemprego/637563.html.