Introdução

A química está envolvida com as “propriedades” da matéria, isto é com suas características distintivas. Uma propriedade física de uma substância é uma característica que podemossubstância. A massa, por exemplo, é uma propriedade física da água; outra, é a temperatura. As propriedades físicas incluem características, como ponto de fusão(a temperatura na qual um sólido passa paralíquido), a dureza, a cor, o estado da matéria(sólido, líquido, ou o gás) e a densidade. Uma propriedade química refere-se à capacidade de uma substância de transformar-se em outra substância. Umapropriedade química do gás hidrogênio, por exemplo, é que ele reage com oxigênio(queima) para produzir água. Uma propriedade química do metal zinco é que ele reage com ácidos para produzir o gáshidrogênio.
As propriedades também são classificadas segundo sua dependência da massa da amostra. Uma propriedade intensiva independe da massa da amostra. A temperatura, por exemplo, é uma propriedadeintensiva, porque poderíamos tomar uma amostra de qualquer tamanho de um banho uniforme de água e mediríamos a mesma temperatura. Uma propriedade extensiva é uma propriedade que depende damassa(“extensão”) da amostra. O volume é uma propriedade extensiva: 2kg de água ocupa um volume duas vezes maior do que 1kg de água.
Algumas propriedades intensivas representam uma razão entre duas propriedadesextensivas. Assim, a propriedade que chamamos de densidade é uma razão: a densidade, d, de uma amostra é sua massa, m, divindade pelo seu volume, V:
ou
A densidade de uma substânciaindepende do tamanho da amostra, porque quando o volume dobra, sua massa também dobra e a razão da massa pelo volume permanece constante. A densidade é, portanto, uma propriedade intensiva.
Nósdistinguimos substância diferentes por suas propriedades intensivas. Por isso, 3podemos reconhecer uma amostra de matéria como sendo água observando sua cor, sua densidade(1,00g.cm¯³), seus pontos de... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 12). Relatório densidade de sólidos e líquidos. TrabalhosFeitos.com. Retirado 12, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relat%C3%B3rio-Densidade-De-S%C3%B3lidos-e-L%C3%ADquidos/128163.html

MLA

"Relatório densidade de sólidos e líquidos" TrabalhosFeitos.com. 12 2011. 2011. 12 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relat%C3%B3rio-Densidade-De-S%C3%B3lidos-e-L%C3%ADquidos/128163.html>.

MLA 7

"Relatório densidade de sólidos e líquidos." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 12 2011. Web. 12 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relat%C3%B3rio-Densidade-De-S%C3%B3lidos-e-L%C3%ADquidos/128163.html>.

CHICAGO

"Relatório densidade de sólidos e líquidos." TrabalhosFeitos.com. 12, 2011. Acessado 12, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relat%C3%B3rio-Densidade-De-S%C3%B3lidos-e-L%C3%ADquidos/128163.html.