Relatório densidade de sólidos e líquidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A química está envolvida com as “propriedades” da matéria, isto é com suas características distintivas. Uma propriedade física de uma substância é uma característica que podemos substância. A massa, por exemplo, é uma propriedade física da água; outra, é a temperatura. As propriedades físicas incluem características, como ponto de fusão(a temperatura na qual um sólido passa paralíquido), a dureza, a cor, o estado da matéria(sólido, líquido, ou o gás) e a densidade. Uma propriedade química refere-se à capacidade de uma substância de transformar-se em outra substância. Uma propriedade química do gás hidrogênio, por exemplo, é que ele reage com oxigênio(queima) para produzir água. Uma propriedade química do metal zinco é que ele reage com ácidos para produzir o gás hidrogênio.As propriedades também são classificadas segundo sua dependência da massa da amostra. Uma propriedade intensiva independe da massa da amostra. A temperatura, por exemplo, é uma propriedade intensiva, porque poderíamos tomar uma amostra de qualquer tamanho de um banho uniforme de água e mediríamos a mesma temperatura. Uma propriedade extensiva é uma propriedade que depende da massa(“extensão”) daamostra. O volume é uma propriedade extensiva: 2kg de água ocupa um volume duas vezes maior do que 1kg de água.
Algumas propriedades intensivas representam uma razão entre duas propriedades extensivas. Assim, a propriedade que chamamos de densidade é uma razão: a densidade, d, de uma amostra é sua massa, m, divindade pelo seu volume, V:
ou
A densidade de uma substânciaindepende do tamanho da amostra, porque quando o volume dobra, sua massa também dobra e a razão da massa pelo volume permanece constante. A densidade é, portanto, uma propriedade intensiva.
Nós distinguimos substância diferentes por suas propriedades intensivas. Por isso, 3podemos reconhecer uma amostra de matéria como sendo água observando sua cor, sua densidade(1,00g.cm¯³), seus pontos de fusão(0ºC) ede ebulição(100ºC), e o fato de ser um líquido. (ATKINS & JONES, 2006)

A densidade de sólidos e líquidos, segundo o Sistema Internacional de Unidades é expressa em quilograma por metro cúbico – Kg/m³. Entretanto, é mais comumente expressa em unidades de gramas por centímetro cúbico(g/cm³) ou grama por mililitro(g/mL).
A densidade absoluta é uma propriedade específica, isto é, cada substânciapura tem uma densidade própria, que a identifica e a diferencia das outras substâncias. A densidade relativa de um material é a relação entre a sua densidade absoluta e a densidade absoluta de uma substância estabelecida como padrão. No cálculo da densidade relativa de sólidos e líquidos, o padrão usualmente escolhido é a densidade da água, que é igual a 1,000g/cm³ a 4,0ºC.
A maior parte dosprocedimentos analíticos quantitativos depende, em algum estágio, da medida exata de uma massa, de uma substância sólida produzida a partir de alguma substância, ou ainda do volume de uma substância padrão cuidadosamente preparada. O instrumento usado para medir a massa é a balança analítica (figura 1), hoje em dia, eletrônica, baseada
em força eletromagnética. A operação é chamada pesagem e faz-sereferência invariavelmente ao peso do objeto ou do material que é pesado (VOGEL, 2002).

Figura 1: Balança analítica
Fonte: http://www.solostocks.com.br/venda-produtos/instrumentos-medicao-analise/medidores/balanca-analitica-dg-200-534659

Outro tipo de aparelhagem comumente usado em procedimentos analíticos é a pipeta (figura 2), geralmente, a pipeta de transferência ou volumétrica, e apipeta graduada. As pipetas de transferência são tubos longos de vidro com um bulbo central cilíndrico. Grave-se uma marca de calibração na parte superior do tubo. A parte inferior termina em uma ponta de escoamento. As pipetas graduadas, ou de medida, destinam-se normalmente à liberação de volumes predeterminados de líquido, não sendo usadas no trabalho de precisão no qual, em geral, se prefere...
tracking img