Relatório de volumetria de neutralização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1781 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - UNISUL
EDUARDO FERNANDES
FABRÍCIO DOS SANTOS
ROGERIO LAUREANO SANT´ANNA

PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÃO 0,100M DE HCl E 0,100M DE NaOH, DETERMINÇÃO DO TEOR DE ÁCIDO ACÉTICO NO VINAGRE E

ANÁLISE DO Mg(OH)2 NO LEITE DE MAGNÉSIA.

TUBARÃO
2011
EDUARDO FERNANDES
FABRÍCIO DOS SANTOS
ROGERIO LAUREANO SANT´ANNA

PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÃO 0,100M DEHCl E 0,100M DE NaOH, DETERMINÇÃO DO TEOR DE ÁCIDO ACÉTICO NO VINAGRE E

ANÁLISE DO Mg(OH)2 NO LEITE DE MAGNÉSIA.

Relatório da aula prática II sobre Volumetria de Neutralização para à disciplina Química Analítica II do quarto semestre do Curso de Engenharia Química da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL.

Professora Marilene Klug, Dr.

TUBARÃO2011
SUMÁRIO

1) 1. INTRODUÇÃO 3
2) 2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 4
1. 2.1 VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO 4
1) 4. RESULTADOS E DISCUSSÕES 7
2. 4.1 Resultados dos Ensaios Preliminares dos Cátions do Grupo I 7
1) 4ª Situação: Adicionadas gotas de HCL, observou-se a precipitação posteriormente com a adição de NaOH observou-se a nãodiluição. 9
2) DISCUSSÃO 9
1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata-se da aula prática de Volumetria de Neutralização, sendo analisado o volume de uma dissolução exatamente conhecida, denominada de solução padrão. Tal solução terá por objetivo a reação direta ou indireta com a solução que buscamos determinar. Esta operação recebe o nome de Padronização. O NaOH é a base maisutilizada como padrão nas determinações de analíticos com características ácidas, eo HCl éo ácido mais utilizado como padrão nas determinações de analíticos com características alcalinas. Porem o HCl não é padrão primário, por isso necessita a sua padronização.
Abordaremos também analise do teor de Ácido Acético em Vinagre e Mg(OH)2 no Leite de Magnésia.

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Parauma boa interpretação de dados em qualquer que seja a analise, é necessário que se tenha uma base conceitual. Assim sendo, serão apresentados os principais conceitos pesquisados nas referências bibliográficas indicadas para o procedimento experimental.

1 Volumetria de Neutralização

A análise química quantitativa é denominada de análise volumétrica ou volumetria, ela consiste emdeterminar a concentração de uma solução a partir de uma solução de concentração exatamente conhecida, denominada de solução padrão.

O peso da substancia a ser determinado calcula-se a partir do volume da solução padrão que foi usado , da equação química e das massas moleculares relativas dos compostos que reagem.

Na analise volumétrica , o reagente de concentração conhecida é otitulante e a substancia que se titula é o titulado.
A solução padrão até que a reação esteja completa é a titulação , e ao seu termino a substancia a ser determinada está titulada. O ponto exato em isso ocorre é o ponto de equivalência ou ponto final da titulação. Numa titulação ideal , o ponto final visível coincidira com o ponto final teórico. Na pratica há quase sempre uma diferença muitopequena ; é o que constitui o erro de titulação.
Para que uma reação seja adotada na analise volumétrica, necessário satisfazer as seguintes condições:
• Deve ser uma reação simples que possa ser expressa por uma equação química; a substancia a ser titulada deve reagir completamente com o reagente, em proporções equivalentes;
• A reação deve ser relativamente rápida . a Maioriadas reações iônicas satisfaz a esta condição. Pode ser necessária a adição de um catalisador para aumentar a velocidade da reação;
• No ponto de equivalência deve haver alteração de alguma propriedade física ou química da solução;
• Deve-se dispor de um indicador que, pela alteração de propriedade física (cor ou formação do precipitado), possa definir o ponto final da reação....
tracking img