Relatório de visita técnica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1238 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO TECNOLÓGICO DE TEOLOGIA APLICADA – INTA
DISCIPLINA: VIGILÂNCIA EM SAÚDE
ALUNA: FRANCISCA LUZINETE TIMBÓ
CURSO: NUTRIÇÃO

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA

SOBRAL-CE
DEZEMBRO-2010

Objetivo
1. Conhecer no Centro de Controle de Zoonoses de Sobral o ambiente e como funciona a vigilância nutricional de Sobral, bem como ocorre o desenvolvimento dos programas Bolsa Família na Saúde,Programa de Suplementação de Vitamina A, Programa Nacional de Suplementação de Ferro, SISVAN WEB e Programa do Leite.

Descrição e caracterização
A vigilância nutricional de Sobral conta com uma sala climatizada, com quatro computadores, arquivos, birô, onde ocorre a alimentação dos programas que é coordenada pela Nutricionista Drª Emanuela. A equipe conta com cinco pessoas, onde a Drª Emanuelacoordena e quatro pessoas a auxiliam no desenvolvimento desse trabalho. Tive a oportunidade de perceber que conta com uma sala bastante ampla, onde desenvolvemos parte da visita técnica, com uma estrutura climatizada, cadeiras, quadro, birô. Percebi que existe um controle e organização por parte da equipe muito relevante.

Programas relacionados e informações relevantes
De início ficamos em umasala muito ampla, em grupos, onde desenvolvemos atividades relacionadas a cálculos do IMC e avaliação nutricional por fases de idades. Em seguida fomos para a sala onde funciona a Vigilância Alimentar e Nutricional, conhecemos como funciona a alimentação de cinco programas: Bolsa família na saúde, SISVAN WEB, Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A, Programa Nacional de Suplementação deFerro e Programa do Leite.
Bolsa Família na Saúde
É um programa feito com condicionalidades articulado com a Secretária de Saúde junto com a Vigilância Alimentar e Nutricional, onde tem como responsabilidade pegar peso e vacinação em dia das crianças, no caso das grávidas verificarem se esta sendo feito o pré natal nos Postos de Saúde. Esse acompanhamento é feito semestral através de mapas quesão enviados da Vigilância Alimentar e Nutricional para os PSFs. Onde os PSFs se articulam com as agentes de saúde, que se encarregam de chamar as pessoas para os PSFs para pesar e medir. Após o mapa todo preenchido ele retorna para a Vigilância Alimentar e Nutricional para ser lançado no sistema, mas se estiver faltando algum dado é mandado de volta até voltar totalmente preenchido. Esse programaatinge 90% de cobertura. No mapa pode ser identificado o PSF que a pessoa esta vinculada, o NIS que é como se fosse um CPF e é para todos da família que estão inscritos no bolsa família, nome, data de nascimento, quando faz acompanhamento também tem a data do acompanhamento, peso, altura, se for criança vai a vacinação, se esta tomando leite materno, se for mulher a data da menstruação, se estivergrávida coloca se esta sendo feito o pré-natal ou não, em seguida todos as informações do mapa é lançado no sistema. No sistema podemos verificar os dados gerais, o perfil saúde. Caso a família deixar de informar peso da criança ou gestante se o pré-natal esta sendo feito o beneficio é bloqueado.
SISVAN WEB
É utilizado para fazer o consumo alimentar. Onde existe um formulário para os maiores decinco anos, que neste esta incluído adolescente, idoso, gestante e crianças acima de cinco anos e o outro formulário para os menores de cinco anos. Os formulários são enviados para serem preenchidos nos PSFs, onde o formulário de consumo alimentar dos menores de cinco anos é preenchido pelos enfermeiros e o dos maiores de cinco anos é preenchido pelos nutricionistas. A diferença entre esses doisformulários é o consumo alimentar, pois as crianças têm uma alimentação diferente. Depois de preenchidos esses formulários retornam para a Vigilância Alimentar e Nutricional para ser lançado no sistema. De início cadastramos no sistema o domicilio que é o endereço da pessoa, o PSF, em seguida o semestre do PSF, pois cada PSF tem um valor de identificação, depois do domicilio cadastramos o...
tracking img