RELATÓRIO DE VISITA MONITORADA I CRAS - Centros de Referência da Assistência Social



UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL

DOCENTE: TAMARA AGUIRRE
DISCENTE: JEVERSONMARTINS (12129002501)





RELATÓRIO DE VISITA MONITORADA I
CRAS - Centros de Referência da Assistência Social








Belém-Pará
2013


UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTODE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL




RELATÓRIO DE VISITA MONITORADA I
CRAS - Centros de Referência da Assistência Social





Relatório apresentado à disciplinade Visita Monitorada I, como requisito para obtenção de conceito na Avaliação Regimental, orientado pela professora Tamara Aguirre.






Belém-Pará
2013

Atendendo a solicitação daprofessora Tamara Aguirre, da disciplina de visita monitorada, apresento em seguida, relatório das observações e anotações realizadas durante a visita ao CRAS do jurunas. O objetivo desta atividadedisciplinar é fazer com que nós, futuros profissionais de Serviço Social, conheçamos de perto o ambiente de trabalho que iremos atuar. Também podermos conhecer os métodos aplicados e programas utilizados poresta instituição.
O Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) é uma unidade estatal descentralizada da Politica Nacional de Assistência Social (PNAS). O CRAS atua como principal porta deentrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica nas áreas de vulnerabilidadee risco social.
Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o CRAS possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação dasunidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.
O principal serviço ofertado pelo CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), cuja execução é...