RELATÓRIO DE VISITA MONITORADA I CRAS - Centros de Referência da Assistência Social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1114 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto


UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL

DOCENTE: TAMARA AGUIRRE
DISCENTE: JEVERSON MARTINS (12129002501)





RELATÓRIO DE VISITA MONITORADA I
CRAS - Centros de Referência da Assistência Social








Belém-Pará
2013


UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DECIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL




RELATÓRIO DE VISITA MONITORADA I
CRAS - Centros de Referência da Assistência Social





Relatório apresentado à disciplina de Visita Monitorada I, como requisito para obtenção de conceito na Avaliação Regimental, orientado pela professora Tamara Aguirre.






Belém-Pará
2013

Atendendo a solicitação da professoraTamara Aguirre, da disciplina de visita monitorada, apresento em seguida, relatório das observações e anotações realizadas durante a visita ao CRAS do jurunas. O objetivo desta atividade disciplinar é fazer com que nós, futuros profissionais de Serviço Social, conheçamos de perto o ambiente de trabalho que iremos atuar. Também podermos conhecer os métodos aplicados e programas utilizados por estainstituição.
O Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) é uma unidade estatal descentralizada da Politica Nacional de Assistência Social (PNAS). O CRAS atua como principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica nas áreas de vulnerabilidade e riscosocial.
Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o CRAS possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.
O principal serviço ofertado pelo CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), cuja execução é obrigatóriae exclusiva. Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.












Na terça-feira, dia 11 de setembro de 2013, das 15rs as 16hrs, realizei uma atividade orientado pela professora Tamara Aguirre,ao CRAS localizado em Belém/Pá no bairro do Jurunas. Fomos recepcionados pela Lucelina Henrique, Assistente social e coordenadora deste CRAS. A atividade deu inicialmente com uma conversa entre a coordenadora e os alunos e posteriormente conhecemos o ambiente.
O horário de funcionamento do CRAS-Jurunas é das 07h30min as 16hrs, porem funciona até às 13h30min, por falta de profissionais pelatarde. Lucelina Henrique destaca a grande necessidade de recursos humanos, pois o recomendável para compor a equipe de funcionários seria: dois psicólogos, dois educadores sociais, um arte educador, dois auxiliar de serviços gerais (ela mesma tem que limpar) e duas assistentes sociais.
Atualmente a instituição esta sem os seguintes profissionais: psicólogos, auxiliar de serviços gerais, educadorsocial e técnicos. Estão somente com uma arte educadora, um agente administrativo, um auxiliar administrativo, uma assessora, um coordenador e um assistente social, os dois últimos exercidos por Lucelina, ou seja, ela supre a falta desses profissionais. Diante das adversidades os usuários não deixam de ser assistidos.
Nas segundas-feiras e terças-feiras, são os dias de acolhimento, que buscaconscientizar os usuários a respeito do CRAS, articulando com eles a conhecerem a instituição, orientando-os pelo serviço de Assistência Social, esses dias são para facilitar o atendimento, descobrindo quais as necessidades dos usuários. A maioria das demandas é espontânea, outras de escolas, delegacias e etc.
O Centro de Referência da Assistência Social é a porta de entrada do usuário para o serviço,...
tracking img