Relatório de visita à escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE

CENTRO DE HUMANIDADES – CH

RELATÓRIO DE VISITA A ESCOLA E UMA ALEGORIA COM O VÍDIO: UM DIA PARA SER FELIZ

DISCIPLINA: ESTRUTURA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO



















FORTALEZA-CE

JANEIRO DE 2012



As escolas de ensino fundamental e médio foram fundadas por decreto governamental e são legalmentereconhecidas pelo MEC na esfera administrativa estadual sendo então subordinadas às diretrizes da SEDUC. Seu organograma é constituído de Direção, Coordenações, Supervisão, Secretaria e Funcionários Administrativos.

Sendo um centro dedicado ao magistério do ensino médio, algumas oferecem também formação técnico-profissionalizante, por exemplo, algumas possuem curso de enfermagemintegrado ao ensino médio e também seqüencial. Seu quadro docente é composto 100% por especialistas e seu quadro técnico é composto por profissionais com ensino médio completo e a maioria é concursada.

O inicio das aluas são as 07h30minh com um intervalo as 09h00min com o retorno dos alunos as salas de aula as 09h30min. As turmas de ensino fundamental as aulas se encerram as 11h00min e as turmasde ensino médio as 12h00min, as aulas técnicas se inicia as 14h00min e seu término as 17h00min, mas é claro que na prática esses horários são flexíveis de acordo com a administração de cada escola. Lembrando aqui que não são todas as escolas públicas que possui cursos técnicos.

A escola que inspecionamos foi uma escola pública de classe baixa, EEFM Irapuan Cavalcante Pinheiro. Como foipedido, chegamos juntos com os alunos e professores da escola, os portões de entrada abrem as 06h50min da manhã tendo 15minutos de acréscimo para quem chegar atrasado, depois disso somente na segunda aula.

A estrutura física conta com 23 salas todas em funcionamento, como também laboratórios de informática, ciências e laboratórios de aulas de campo. Estão disponíveis aparelhos de TV eDVD, Data show, computadores na biblioteca contém livros didáticos, mapas, apostilas com o conteúdo voltado tanto para o ENEM como para UECE, aos fins de semana a escola oferece um cursinho gratuito para aqueles alunos e moradores que desejam prestar vestibular, porém trabalha na semana. E acesso a CDs e DVDs educativos.

Estivemos presente durante o intervalo e pudemos analisar os alunos,as atividades desenvolvidas por eles durante o intervalo muitas brincadeiras e muitas músicas um costume liberal da gestão escolar frente às ações dos alunos. Ainda existem os grupos separados os mais percebidos são os de meninas e homossexuais. O ambiente é extenso e muito bem cuidados. Jardins bem cuidados assim como os bancos. Corredores limpos e aparelhamentos com boas qualidades de uso.As características mais acentuadas é sem dúvida a diversidade. Talvez dado o fato de o uniforme escolar consistir apenas da camisa com o nome da escola, o uso de adereços e alternativas estéticas para a diferenciação e individualidades é patente e abundante. Rapazes de boné, garotas com maquiagem pesada, pulseiras, piercings, tiaras, sandálias e chinelos, cabelos tingidos, penteados vistosose uma quantidade razoável de alunos à paisana.

As atividades desenvolvidas por eles durante o curto tempo de intervalo denotam um costume bastante aberto da escola, como já referimos anteriormente frente às demandas dos alunos. Rodas de violão, mini aparelhos de som e um comportamento e atitudes despojadas em ambiente escolar são atitudes que seriam tidas como graves falhasdisciplinares em outros lugares. Filas se formam ordeiramente em um pátio interno para a distribuição da merenda escolar, se acomodando os alunos nos bancos de cimento ou em batentes no chão.

O que nos chamou a atenção e não podíamos deixar de relatar foram os flanelógrafos destacando frases de alto estimo atividade extracurricular como teatro e dança uma pirâmide destacando quanto à escola...
tracking img