Relatório de viagem: introdução a agronomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1165 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
O aluno do curso de agronomia sabe que a ligação do profissional da área com a natureza é essencial para o futuro da profissão. E foi no dia 17/03/2012 que os organizadores do curso marcaram uma aula de campo com destino à Pentecoste especificamente a Fazenda Experimental Vale do Curu, onde os alunos puderam conhecer mais detalhadamente os diversos fatores que compõem ofuncionamento de uma grande fazenda, conhecendo as máquinas (tratores, sistemas de irrigação, cortadores, etc), observando o milharal, as maravilhas que os efeitos das plantas medicinais causam, além da beleza das plantas ornamentais, a complexidade na diferenciação das espécies de bovinos, ovinos e caprinos, sua alimentação, ordenha e vários fatores que serão abordados mais especificamente. Acompanharam osalunos na viagem a Professora Niedja (professora da disciplina), o monitor João Neto e o Professor Daniel Albiero (convidado). Cada facilitador buscou mostrar de forma simples o conteúdo a ser abordado. Ao todo foram em torno 5 horas de aula.

2. OBJETIVOS
Esta aula de campo teve como objetivo fazer com que os alunos de Agronomia possam entender de forma superficial, sem ser muitoabrangente, como funciona os procedimentos envolvidos em uma fazenda; essa também é uma chance que o aluno tem de perceber se realmente gosta do campo, pois se não gostar, certamente não será um bom profissional, já que o atuante nesta área trabalha quase que inteiramente no campo. Também é importante que os estudantes tenham uma noção básica sobre as máquinas, já que são bastante utilizadas na agriculturae serão vistas em outro semestre como uma disciplina. Conhecer um pouco sobre as plantas e os animais que vivem na fazenda.

3. DESENVOLVIMENTO
Inicialmente, foi mostrado de forma rápida pelo professor Daniel, um compressor, a pressão envolvida e suas principais funções. Depois, se seguiu para um local da fazenda onde há o cultivo de plantas medicinais e foi deixado claro que não são usadosnenhum tipo de conservante ou material químico, apenas elementos naturais.
O efeito desses medicamentos é comprovado cientificamente. O boldo apresenta folhas aveludadas e é indicado como analgésico, estimulante da digestão e combate azias. Quando usado por longos períodos, pode causar irritação gástrica, seu uso é eficaz no combate a males hepáticos, deve ser evitado durante a gravidez, poispode ter propriedades abortivas. Já a babosa é anti-inflamatória e é conhecida pelo seu poder de curar principalmente queimaduras, também ajuda a previnir a caspa, previne contra rugas hidratando a pele, serve também na prevenção contra as acnes, etc. Destacando uma última planta medicinal: o confrei que é utilizado como pomadas para machucados, esfolamentos, ferimentos, não é recomendado seringerido por humanos por ter riscos de intoxicação, servem de alimento para coelhos.

Figura 1: Boldo - Plectranthus barbatus Figura 2: Babosa - Aloe vera

Figura 3: Confrei - Symphytum officinale

Em seguida, os facilitadores encaminharam os alunos até o local onde se encontravam as plantas ornamentais, que por sua vez estavamconservadas em um local protegido por uma espécie de rede, justamente para os raios solares não passarem com tanta frequência evitando um pouco mais a radiação solar. No lugar também foi apresentado um experimento chamado de câmara úmida onde as plantas eram colocadas na câmara e com o tempo se percebia ou não alguma diferença no desenvolvimento das mesmas.Figura 4: Espécie de estufa onde ficam as plantas ornamentais.
Depois de visitarem as plantas ornamentais os alunos foram encaminhados para conhecerem as máquinas da fazenda. Inicialmente o professor Daniel que é especializado na área mostrou um trator e sua principal peça, o motor que também possui uma peça fundamental, a bomba injetora que...
tracking img