Relatório de quimica reações quimicas

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológica
Química Geral Experimental I
Turma: 02
Professor: José Francisco Vianna

Experimento – 4: Reações Químicas.

Equipe: Polyanna Ynaí Miranda Simões
Emanoel Ramo Farias

Dourados/MS
Abril 20 de 2010

Objetivo

Observar a reação das substâncias selecionadas, visualizar ao máximo os eventos que umareação pode realizar e com a ajuda de suas respectivas formulas classificar-las.

Introdução
Este experimento foi formulado para nós identificarmos diferentes tipos de reações que segundo a teoria pode ser agrupados em duas classes amplas: (1) reações em que não ocorre transferência de elétrons, e (2) reações que há transferência de elétrons de um átomo para o outro. Referente ao (1) ocorremgeralmente pela união ou separação de íons ou moléculas, como acontece quando uma solução de cloreto de sódio é misturada com uma solução de nitrato de prata onde nesta reação química o único fato que ocorreu cloreto de prata sólido, insolúvel em água. No (2) são conhecidas como reações de óxido-redução, para que uma reação de óxido-reação ocorra, uma dos reagentes deve apresentar a tendência de cederelétrons, como exemplo a reação de fotossíntese. Reações de dupla troca ocorrem quando dois compostos reagem, permutando entre si dois elementos ou radicais e dando origem a dois novos compostos. Reação de combustão é uma reação com oxigênio que é um não-metal bastante reativo que consegue reagir com quase todos os demais elementos químicos. Reações de deslocamento ocorrem quando uma substânciasimples reage com uma substância composta e “desloca” desta última uma nova substância simples, e a reação de decomposição que ocorre quando uma substância se divide em duas ou mais substâncias de estruturas mais simples. As reações também podem ser classificadas em endotérmica absorve calor, exotérmica libera calor para o meio ambiente, e se ela é reversível não ocorre completamente e irreversível écompleta.

Para duas substâncias reagirem quimicamente, é necessário que: Suas moléculas sejam postas em contato de modo mais eficaz possível. É por isso que uma reação no estado gasoso é, em geral, mais fácil e rápida que no estado líquido; e neste, em geral, mais fácil e rápida que no estado sólido. Entre sólido a reação é normalmente muito difícil, pois falta contato entre suas moléculas; daícostuma-se pulverizar os reagentes sólidos ou dissolver os sólidos na água ou em outro solvente apropriado; Os reagentes tenham certa afinidade química, ou seja, uma tendência a reagir.

Metodologia
Os procedimentos foram realizados de acordo com a apostila guia “Manual de Química Geral Experimental I”, exceto o de numero 13 onde usamos balão de festa em vez do sistema de coleta de gasesdemonstrado com maestria neste manual.

Resultados

1 - Sulfeto de Ferro + Ácido Clorídrico
FeS(aq) + 2HCl(aq) H2S(aq) + FeCl2(s)

Obteve-se como produto o Ácido Sulfúrico(H2S) que quando aquecido libera um odor forte. E o sal Cloreto de Ferro (FeCl) que é insolúvel.
Reação de dupla troca / Reação rápida.

2 - Iodato de Potássio + Iodeto de Potássio + ÁcidoClorídrico
KIO3 + 5KI + 6HCl 3I2 + 6KCl + 3H2O
Com os compostos de iodato de potássio(KIO3) e o iodeto de potássio(KI) não reagiram visualmente, porém ao adicionarmos o ácido clorídrico(HCl) formou o iodo (liquido vermelho).
Reação rápida. / Reação de sal com sal.

3 - Permanganato de Potássio + Ácido Sulfúrico + Oxalato de Sódio
2KMnO4(aq) + H2SO4(aq) +Na2C2O4(aq) → K2C2O4 + NaMnO4 + H2SO4
Obteve-se misturando o Permanganato de potássio com o Ácido sulfúrico, obtemos uma coloração roxa, devida a cor roxa em forte tonalidade do primeiro. Ao adicionar o Oxalato de sódio e aquecer a solução, a mistura ficou incolor, que e o resultado de Oxalato de Potássio (K2C2O4) com Permanganato de Sódio (NaMnO4) e Ácido Sulfúrico...
tracking img