Relatório de química

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3079 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RECONHECIMENTO E REATIVIDADE DE ALGUNS ELEMENTOS E COMPOSTOS

OBJETIVO

Este relatório tem por finalidade o estudo dos compostos formados pela interação de metais e soluções aquosas de ácidos ou água. Serão discutidos também as propriedades físicas destes compostos e seus produtos.
Outros fatores que serão observados são a abundância alotrópica do fósforo e enxofre, suas característicasfísicas os métodos de armazenamento destas substâncias, bem como a formação de substâncias como cloro, bromo e iodo elementares a partir da interação entre sais específicos.

INTRODUÇÃO

A primeira série de experimentos realizados fundamentou-se em uma análise dos resultados da reação entre alguns metais alcalinos como o lítio (Li), sódio (Na) e o potássio (K) em água. Nestes elementos, o únicoelétron existente na camada de valência está relativamente afastado do núcleo, sendo, portanto, fácil sua remoção. Esta retirada provoca uma reação violenta quando tais substâncias são colocadas em contato com este solvente. O contato entre água e tais metais, provoca a formação dos hidróxidos (substâncias básicas ou alcalinas), liberando hidrogênio; sendo ainda possível a formação de óxidos quandoestes mesmos metais alcalinos se combinam com o oxigênio.
Os metais do grupo 1 são metais de baixa densidade, coloridos e moles. Altamente eletropositivos e reativos. A eletropositividade e a reatividade destes elementos tende a crescer, no grupo, de cima para baixo se visto do ponto de vista termodinâmico (liberação de energia), pois quanto menor, mais o elemento se hidrata, oxidando mais rápido ereagindo mais rápido, se visto do ponto de vista cinético (velocidade da reação) a reatividade tende a crescer de baixo para cima, pois quanto maior os átomos mais fácil será a retirada deste ultimo elétron.
Outro experimento consistiu na analise dos resultados advindos da reação entre alguns metais (Mg, Al, Cu, Zn) em solução aquosa de ácido clorídrico. Para tanto, é preciso compreender quepara que uma reação de deslocamento como esta ocorra, um dos reagentes deve ter a tendência de ceder elétrons, enquanto o outro, de recebê-los. Assim, nas reações de metais com ácidos é fundamental destacar o estudo da reatividade química.
Para que uma reação química ocorra entre duas (ou mais) substâncias, faz-se necessário que suas partículas sejam postas em contato do modo mais eficaz possível.Além disso, é necessário que os reagentes tenham uma certa afinidade química, isto é, uma certa tendência a reagir.
Através de muitas experiências, os químicos construíram uma fila de reatividade envolvendo os metais e o hidrogênio.
Li > K > Ca > Na > Mg > Al > Zn > Cr > Fe > Ni > Sn > Pb > H > Cu > Hg > Ag > Pt > Au
Dessa fila conclui-se que os elementos que se encontram a direita dohidrogênio, elemento de referência, não reagirão com ácidos. Assim é possível classifica-los como metais nobres.
Na fila acima, qualquer metal pode deslocar outro metal situado mais à direita. Isso ocorre por meio da transferência de elétrons do metal mais reativo para o menos reativo. De um modo geral, pode-se dizer que a condição para que uma reação de deslocamento ocorra é que a fila de reatividadeseja obedecida.
De acordo com a fila de reatividade acima é possível notar ainda que a reação de cobre em ácido clorídrico não ocorre e por conta disso, esse metal foi colocado em contato com ácido nítrico concentrado, substância altamente corrosiva, para ser submetido a uma nova análise.
Cobre e Zinco também foram submetidos ao contato com uma solução de nitrato de prata e sulfato de cobrerespectivamente. Tais processos consistem em reações de óxido redução que provocam alterações nos materiais que se encontram em contato.
Foram ainda realizados experimentos com a finalidade de se obter como produto cloro, bromo e iodo elementar, e uma analise detalhada de alguns alótropos de fósforo e enxofre e suas características e técnicas de armazenamento.
Preparou-se também algumas soluções...
tracking img