Relatório de pratica - condutividade

Páginas: 6 (1466 palavras) Publicado: 2 de abril de 2011
[pic]

RELATÓRIO DE PRÁTICA – QUIMICA TECNOLÓGICA

CONDUTIVIDADE DOS MATERIAIS

ALUNOS:

IGOR CARDOSO
IGOR NASCIMENTO
IVAN DOS LYRIOS
TÁRICA CHAVES DA SILVA

Salvador – BA

2010
[pic]

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
DISCIPLINA: QUÍMICA TECNOLÓGICA
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA / COMPUTAÇÃO TURMA: 2010.1
DATA DE REALIZAÇÃO DO EXPERIMENTO: 27/04/10ALUNOS:

IGOR CARDOSO
IGOR NASCIMENTO
IVAN DOS LYRIOS
TÁRICA CHAVES DA SILVA

OBJETIVO

Constatar na prática que algumas substâncias são formadas por moléculas polares e outras por moléculas apolares.
Verificar a solubilidade de alguns compostos, constatando que a natureza iônica, polar ou apolar, de uma substância influi na solubilidade em determinados solventes.Verificar e relacionar a propriedade de condutividade dos materiais com a sua natureza.

INTRODUÇÃO TEÓRICA

A condutividade elétrica dos materiais que é usada para especificar o caráter elétrico de um material está baseada no fato de os elementos possuírem a última camada eletrônica instável, ou seja, os elétrons da sua camada de valência têm grande facilidade de se deslocar ente os átomos vizinhos.Ela é responsável por grande parte das aplicações de materiais metálicos e semicondutores. O entendimento de modelos microscópicos que reproduzem certas características é um passo importante para o entendimento dos materiais.
Materiais sólidos exibem uma espantosa faixa de condutividades. De fato, uma maneira de classificar materiais sólidos é de acordo com a facilidade com que conduzem umacorrente elétrica; dentro deste esquema de classificação existem 3 grupamentos: condutores, semicondutores e isolantes. Metais são bons condutores, tipicamente tendo condutividades da ordem de 107 (Ω-m)-1. No outro extremo estão os materiais com muito baixas condutividades, situando-se entre 10-10 e 10-20 (Ω-m)-1; estes são os isolantes elétricos. Materiais com condutividades intermediárias,geralmente entre 10-6 e 104 (Ω-m)-1, são denominados semicondutores.
Uma questão interessante que surge no estudo da condução de eletrcidade é que alguns materiais em determinadas condições físicas não conduzem eletricidade. Entretanto, alterando-se essas condições o mesmo material pode passar a conduzir eletricidade. A exemplo disso temos o cimento que em estado sólido não conduz corrente elétrica mas aodiluir em uma solução ele conduz corrente, com pouca intensidade.

PARTE EXPERIMENTAL

a) Material utilizado:
• Vidrarias: Tubos de ensaio, béqueres e bureta.
• Reagentes: Água,ácool etílico,heptano,sulfato de cobre,sacarose,ácido clorídrico,ácido acético,mármore,esponja de aço,isopo,rolha decortiça,grafite,plástico,cimento,areia,revestimento,naftalina,borracha,cobre,detergente,óleo.
• Materiais diversos: Flanela, suporte para bureta e espátula.

b) Procedimentos:
• Ação de um campo elétrico: Montamos uma bureta de 50 mL em suporte universal e enchemos de água destilada. Abrimos a torneira da bureta com água de modo a deixar um fio de água correr. A uma altura aproximadamente de 10 cm da base e colocamos logo abaixo um béquer. Atritamos umacaneta esferográfica na calça jeans e colocamos bem próxima da fio de água, sem encostar e verificamos que a água foi atraída pela caneta. Logo depois retiramos toda a água da bureta e colocamos o álcool, repetimos o mesmo processo e verificamos que o álcool também foi atraído pela caneta, porém um pouco menos que a água, retiramos o álcool da bureta e colocamos heptano, repetimos o mesmoprocedimento e verificamos que o heptano não foi atraído pela caneta.
• Líquidos miscíveis e imicíveis: Pegamos alguns tubos de ensaio e colocamos água e etanol e verificamos que a mistura formou apenas uma fase,logo constatamos que os líquidos são micíveis. Depois pegamos outros tubos de ensaio e misturamos heptano e etanol e conferimos que os líquidos são imicíveis,apresentando duas fases....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RELATORIO PRATICA 4: CONDUTIVIDADE ELÉTRICA
  • Relatório Condutividade
  • Relatorio Condutividade
  • Relatório Condutividade
  • Relatório de aula prática: alumínio trocável, pH e condutividade elétrica.
  • PRATICA QUIMICA TESTE CONDUTIVIDADE
  • Relatorio condutividade eletrica
  • CONDUTIVIDADE EL TRICA Relatorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!