Relatório de prática de medida e tratamento de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1181 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Prática 1: Medidas e Tratamentos de Dados

Introdução

Na Química experimental, saber quantificar e mensurar as substâncias é essencial para alcançar os resultados com êxito. Para isso dispomos de uma série de instrumentos de medição como balanças, provetas, pipetas dentre outros. Para trabalhar com confiança nos resultados, é importante que se use aquele instrumento que ofereça a maiorprecisão possível, e ficar atento as algarismos significativos, que são de grande importância para a realização de uma pesquisa É muito importante saber distinguir o valor efetivamente obtido no processo de medição, daqueles decorrentes de cálculo ou arredondamento numérico. Assim, dado o resultado de uma medição, os algarismos significativos são todos aqueles contados, da esquerda para a direita, apartir do primeiro algarismo diferente de zero. (SERRANO, 2000)

Objetivos: Conceituar algarismos significativos. Vivenciar o tratamento estatístico de dados experimentais. Diferenciar o grau de precisão de vidrarias disponíveis no laboratório. Calibrar equipamentos volumétricos.

Materiais e Reagente a) Medidas de Temperatura: Água Destilada, Béquer, Termômetro, colher, Gelo picado e Cloreto desódio. b) Medidas de Volume e calibração de vidrarias: Proveta, béquer, balança, água destilada, Pipeta, pêra.

Procedimento a) Medidas de Temperatura 1. Colocou-se água destilada em um béquer, até aproximadamente 2/3 do seu volume e com a utilização de um termômetro mediu-se a temperatura da água assim que ela manteve-se constante.

2. Adicionou-se ao experimento anterior certa quantidadede gelo picado, misturou-se com a água destilada já presente no béquer e em seguida, com a utilização de um termômetro, mediu-se a temperatura da água assim que ela manteve-se constante. 3. Adicionou-se ao experimento anterior quatro colheres de cloreto de sódio, misturou-se com a água destilada e o gelo presente no béquer e com a utilização de um termômetro mediu-se a temperatura da água assim queela manteve-se constante. 4. Repetiram-se os procedimentos anteriores três vezes e anotaram-se os dados obtidos para que se tenha um parâmetro de comparação. Em todas as medidas realizadas adotaram-se duas casas decimais após a vírgula.

b) Medidas de volume e calibração de vidrarias 1. Calibração de proveta I. Pesou-se um béquer seco em uma balança, anotou-se o resultado e em seguida, tarou-sea balança. II. Colocou-se 20 mL de água destilada em uma proveta, e despejou-se essa água dentro do béquer já pesado, pesou-se o béquer novamente anotando-se o resultado. III. Adicionou-se, ao mesmo béquer mais 20 mL de água e pesou-se novamente. Este procedimento foi repetido até completar 100mL. IV. Anotaram-se as medidas dos pesos conforme a adição dos volumes de água e calculou-se o valor dodesvio em cada caso, anotando-se os resultados. Em todas as medidas realizadas utilizaram-se três casas decimais. V. Com a utilização de um termômetro, mediu-se a temperatura da água. VI. Calcularam-se os volumes obtidos a partir das massas determinadas experimentalmente. 2. Calibração de Pipeta I. Repetiram-se os procedimentos anteriores, porém com a utilização da pipeta. Anotando-se osresultados.

Resultados e Discussões

Foram realizados dois experimentos, no primeiro observaram-se alguns resultados como seguem abaixo:

Material Utilizado Água Destilada Água destilada + gelo Água destilada + gelo + cloreto de sódio

Resultado 1 19,09ºC 4,91ºC 3,50ºC

Resultado 2 18,89ºC 2,00ºC 0,02ºC

Resultado 3 19,00ºC 4,89ºC 3,30ºC

Observa-se

que

a temperatura

obtida noprimeiro

procedimento é

basicamente a temperatura ambiente, levando em consideração as propriedades coligativas da água que no estado liquido quando submetida a essa temperatura tem o valor aproximado de temperatura referente à do ambiente. Com a adição de gelo à água destilada no segundo procedimento, mostrou uma diminuição da temperatura. Esse resultado já era esperado visto que o gelo...
tracking img