Relatório de observação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2083 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS – CCHL
CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO

GIZELE LUCENA ARAÚJO

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO

TERESINA
2011
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS – CCHL
CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO

GIZELE LUCENA ARAÚJO

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃORelatório de Observação da Prática Pedagógica em sala de aula apresentado ao Curso de Especialização em Linguística e Ensino da Universidade Estadual do Piauí.

TERESINA
2011
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS – CCHL
CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO

GIZELE LUCENA ARAÚJO

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO

Este relatório foijulgado adequado para a obtenção da aprovação na disciplina Leitura, Interdisciplinaridade e sua Aplicação do Curso de Linguística e Ensino da Universidade Estadual do Piauí

Prof. Pedro Rodrigues Magalhães Neto
Orientador

TERESINA - PI
16 DE MARÇO DE 2011.

RELATÓRIO

Relatório das atividades de observação das aulas assistidas na disciplina História, na Escola TécnicaGovernador Dirceu Mendes Arco Verde, em turmas de 2º ano do Ensino Médio, no período compreendido entre 11 a 13 de abril de 2011.
Já na primeira aula, constata-se um bom relacionamento entre os alunos e o professor, porém, observa-se que este não proporciona àqueles a oportunidade de uma leitura mais profunda, que permita um maior entendimento do conteúdo proposto, já que apenas expõe e lê asquestões com o auxílio do recurso data show, permitindo a participação dos alunos em coro, que lêem e respondem as questões oralmente optando por “verdadeiro” ou “falso”, sendo que alguns apenas complementam ou repetem a resposta dada pelo professor.
O tempo destinado à leitura e à compreensão do texto em sala de aula, corresponde apenas a dois minutos para a leitura de questões objetivasretiradas do livro didático ou elaboradas pelo professor sobre o tema proposto “Feudalismo na Idade Média”.
Após o término da aula, percebe-se a preocupação do professor apenas com as questões relacionadas à avaliação da disciplina, nesse sentido faz uma ressalva aos alunos: “gente, a estrutura da prova vai ser a mesma do exercício”! E finaliza dizendo: “dêem uma lida”! Não acontece por partedo professor o incentivo à compreensão da leitura, ao debate e exposição de opiniões sobre o assunto, posto que as respostas das questões estudadas são dadas prontas aos alunos.
O tempo destinado à escrita e sua compreensão, varia de dois a cinco minutos, o suficiente apenas para a cópia das questões expostas pelo professor em sala de aula. Os alunos perdem muito tempo fazendo cópias dequestões longas (três a seis linhas) que prejudicam o andamento da aula.
O professor desperdiçou boa parte do tempo da aula tentando instalar os equipamentos de TV e DVD que seriam utilizados para a continuação do filme Robin Hood, iniciado na aula anterior, o que não foi possível em virtude de problemas de ordem técnica (falta de adaptador para tomada da TV), fato que acabou por atrasar aaula. O professor deu continuidade a esta fazendo uma revisão oral e uma exposição escrita (no quadro) sobre “Feudalismo” e, fez a seguinte observação: “não precisa copiar que vocês têm no caderno e no livro”. Nesse ponto, é relevante ressaltar a falta de atenção do professor com relação ao filme exposto, uma vez que não houve nenhum tipo de comentário para com os alunos sobre o referido filme, ouseja, aquele não proporcionou nenhum tipo de discussão ou debate, nem mesmo pediu aos alunos que tentassem assistir (em casa) ao filme na íntegra ou mesmo fizessem alguma atividade de pesquisa ou trabalho escrito sobre o tema nele tratado.
No que concerne à metodologia utilizada pelo professor, considero-a inadequada, pelo fato deste não conseguir se desvencilhar da forma tradicional de...
tracking img