Relatório de observação de peça teatral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE

1 A PEÇA ......................................................................................................... 3
1.1 Sinopse
1.2 Ilustração
1.2.1 Narração
1.2.2 Materiais
2 O PÚBLICO .................................................................................................. 4
2.1 Faixa Etária
2.2 Reação antes da Peça
2.3 Reação durante a peça
3 MINHAPERCEPÇÃO .................................................................................. 5
4 BIBLIOGRAFIA ............................................................................................ 6

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DA PEÇA TEATRAL:
CAUSOS DE ALEXANDRE

1 A PEÇA
1.1 Sinopse
A peça é apresentada pela Companhia Teatro Por um Triz e o texto utilizado como base para a suaformulação foi a obra de Graciliano Ramos, “Alexandre e outros heróis”.
O personagem Alexandre que hoje, com seus cabelos já branquinhos, conta seus causos, seus atos de grande bravura e esperteza para duas vizinhas, onde ele lutou com animais ferozes, salvou toda tripulação de um navio, e de todas escapou vivo e vitorioso. Uma delas escuta maravilhada, já a outra desconfia das proezas de Alexandrequestionando se não seria o caso dele estar “aumentando um pouquinho”.
1.2 Ilustração
As maravilhosas histórias de Alexandre eram ilustradas através do recurso de narração e do teatro de animação, onde manipulavam se bonecos inspirados na xilogravura da literatura de cordel.
1.2.1 Narração
Os personagens da peça são caipiras, portanto o vocabulário utilizado é regional e diferente do que ascrianças estão acostumadas a ouvir. Dessa forma, era realmente necessário o auxílio dos materiais visuais para chamar a atenção e ajudar as crianças na compreensão da história.
1.2.2 Materiais
O que chama bastante a atenção é a simplicidade dos materiais utilizados que atraíam os olhares das crianças. Como foram baseados nas xilogravuras, o contorno escuro era marcante, a cores utilizadas eramtodas semelhantes, tons avermelhados. À essa simplicidade, foi somada a criatividade, e isso foi decisivo para a eficácia atingindo em cheio a atenção dos espectadores.

2 O PÚBLICO
2.1 Faixa etária
A maior parte do público ouvinte da peça possuía idade que variava entre dois a quatro anos. Havia crianças menores de um ano e crianças de até 10 anos de idade assistindo também.
2.2 Reaçãoantes da peça
Foi interessante observar a chegada das crianças ao local. Elas sabiam exatamente o que deveriam fazer, certamente já eram crianças que estavam acostumadas a participar de eventos desse tipo. O local era organizado da seguinte forma: Ao fundo havia bancos destinados para os adultos, e provavelmente os pais. Logo na frente do palco havia um grande tapete colorido destinado às crianças.Elas chegavam ao local com um saquinho de pipoca despediam se dos pais que ficavam nos bancos, e dirigiam-se na sua grande maioria sozinhas até o tapete colorido. Conforme chegavam, as crianças acomodavam-se no tapete, e sentadas, aguardavam o início da apresentação. Muitas conversavam entre si, outras até trocavam as pipocas que estavam comendo. Havia um bebê de não mais do que um ano de idade,sentadinha do colo de uma criança de três anos e as duas dividiam a mesma pipoca.
2.3 Reação durante a peça
Apenas um pequeno degrau separava as crianças do palco, mas em nenhum momento alguma delas subiu, apesar de ser notável a vontade delas de explorar o espaço.
A grande maioria das crianças acompanhou com atenção toda a apresentação da peça. Elas acompanhavam com os olhares toda amovimentação dos artistas e dos bonecos manipulados por eles. Elas compreendiam os enigmas lançados pelos artistas durante a apresentação antes meso dos adultos e podiam em alguns momentos participar com alguns comentários, ou encontrando objetos perdidos no cenário. Eram bem poucas as crianças que, apesar de atentas em determinados momentos, perdiam o interesse pela peça e começavam a passear pelo...
tracking img