Relatório de modelagem do rato

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO ......................................................................................

2. OBJETIVO ...........................................................................................

3. MÉTODO
3.1 SUJEITO E AMBIENTE ........................................................
3.2 MATERIAL E MÉTODO.......................................................
3.3PROCEDIMENTO .................................................................

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO ......................................................

5.

6. CONCLUSÃO ..................................................................................

7. BIBLIOGRAFIA ..............................................................................1 INTRODUÇÃO


A Psicologia Experimental vem, desde há muito, usando operações de privação para estudar princípios e leis do comportamento alimentar. Servem de exemplos os trabalhos de SKINNER (1938), MORGAN (1973) e a análise de MILLENSON (1975). Na Psicologia Experimental com animais, as operações de privação se caracterizam por retirar algo biologicamente necessário para o organismo. Énotório que a privação, tanto de sólidos como de líquidos, altera a motivação do organismo (SKINNER, 1938; YOUNG, 1966; MORGAN,1973;PFAFFMAA'N, 1964).
Em uma análise da motivação, ADES (1971) diz que um rato privado de água aprende rapidamente a pressionar uma barra no interior da caixa de Skinner, para obter uma gota de água. Contudo, se 24 horas após o rato tiver bebido água à vontade em suagaiola-viveiro e for colocado novamente na caixa de Skinner, ele irá explorar demoradamente a caixa, se coçar, deitar, levantar mas irá pressionar a barra. Dessa forma, segundo ADES, houve manipulação de um fator motivacional através do controle da privação. Portanto, é provável que operações de privação aumentem a probabilidade do organismo apresentar comportamentos que levam a ingestão. Naverdade, isso pode ser uma estratégia comportamental do organismo para compensar as perdas ocorridas durante a privação pode afetar a motivação do organismo. Embora a literatura de Psicologia Experimental adote, por conveniência, que a Psicologia se ocupa de relações funcionais entre o meio e o comportamento, admite-se que operações ambientais (privação) podem levar a alterações fisiológicas (MILLENSON,1975).
Além disso, as operações de privação alteram também o equilíbrio físico-químico do organismo.
O estado motivacional pode ainda ser manipulado de outras maneiras. Certas intensidades de corrente elétrica quando aplicadas através de um eletrodo implantado em determinadas regiões do cérebro, também podem influenciar o estado de motivação (OLDS, 1975). Assim, através do valor reforçador daestimulação elétrica ou do estado alterado do equilíbrio homeostático, pode-se inferir quando o organismo está mais "motivado", condição que parece "impulsionar" esse organismo ao estímulo reforçador ou para condições que propiciem satisfação das necessidades biológicas do animal (MILLENSON, 1975). Dessa forma, estando o organismo privado de algo biologicamente necessário, ocorre a ativação de"impulsos" internos que incitam o comportamento. E esse comportamento só cessa quando a necessidade biológica é eliminada. Ou seja, quando ocorre redução do impulso ou do estado de motivação (ROBSON, 1977).
É importante notar que o controle do comportamento alimentar está assegurado por diversos fatores e diversas estruturas, tanto centrais como periféricas. Todavia, trabalhos utilizando soluçõesdoces, como sacarose, sacarina ou maltose (YOUNG, 1954, 1966 e 1968; PFAFFMANN, 1960, 1964; MORATO DE CARVALHO, 1983) como agente reforçador para o comportamento de pressionar uma barra, ou investigando a preferência alimentar, demonstraram que ratos, quando reforçados com essas soluções adocicadas, pressionam uma barra para obtê-las mesmo não estando privados.
Parece que o sabor doce da...
tracking img