Disciplina: Mecânica dos Solos
Curso: Tecnologia em Estradas
Professora: Teresa Raquel Lima Farias
Dupla: Walter da Silva Moreira e João Carlos Abreu Maciel


Limite de LiquidezObjetivo:

Determinar o limite de liquidez de solos a partir da norma reguladora DNER-ME 122/94.

Definições:

Limite de liquidez
Teor de umidade do solo com o qual se unem, em um centímetro decomprimento, as bordas inferiores de uma canelura feita em uma massa de solo colocada na concha de um aparelho normalizado (Casagrande), sob a ação de 25 golpes da concha sobre a base desse aparelho. Olimite de liquidez marca a transição do estado plástico ao estado liquido. É representado por LL, expresso em percentagem.

Curva de Fluidez
É a curva resultante da representação gráfica da relaçãodos teores de umidade, marcados em abscissas, com os números de golpes correspondentes, marcados em ordenadas. Emprega-se em abscissas uma escala aritmética e em ordenadas umas escala logarítmica.Utilizando-se esta representação, obtém-se uma reta.

Aparelhagem:

a) Aparelho denominado de Casagrande;
b) Cinzel;
c) Balança sensível a 0,001 g;
d) Estufa capaz de manter atemperatura
entre 105°C – 110°C;
e) Recipiente para guardar amostras sem perda de
umidade antes das pesagens;
f) Cápsula de porcelana com capacidade de 500 ml;
g) Espátula com lâmina flexível de cercade 8 cm de comprimento e 2 cm de largura;
h) Pinça para retirar objetos da estufa.

Calibração do aparelho Casagrande:

Antes de utilizarmos o aparelho, devemos calibra-lo do seguinte modo:a) Suspender a concha;
b) Colocar o centro calibrador (cabo do cinzel) no ponto de contato da concha com a base do aparelho, apoiando a concha sobre o calibrador;
c) Desapertar os parafuso 1 e2;
d) Girar a manivela do aparelho, acionando simultaneamente o parafuso 3, até o instante em que o excêntrico apenas raspe o suporte da concha, sem suspendê-la;
e) Apertar os parafusos 1 e... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 10). Relatório de limite de liquidez e plasticidade. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relat%C3%B3rio-De-Limite-De-Liquidez-e/448603.html

MLA

"Relatório de limite de liquidez e plasticidade" TrabalhosFeitos.com. 10 2012. 2012. 10 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relat%C3%B3rio-De-Limite-De-Liquidez-e/448603.html>.

MLA 7

"Relatório de limite de liquidez e plasticidade." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2012. Web. 10 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relat%C3%B3rio-De-Limite-De-Liquidez-e/448603.html>.

CHICAGO

"Relatório de limite de liquidez e plasticidade." TrabalhosFeitos.com. 10, 2012. Acessado 10, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relat%C3%B3rio-De-Limite-De-Liquidez-e/448603.html.