Relatório de interpretação de leitura titulo da obra: os espaços sócios ocupacionais do assistente social /marilda vilela iamamot

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1061 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Resumo do assunto ou tema.

O texto; Os espaços Sócio ocupacionais do Assistente Social, revela que o mercado de trabalho dos assistentes sociais ampliou se a partir da última década com o aumento das desigualdades sociais e das expressões da questão social, devido a essa expansão a profissão exigiu que os profissionais fossem cada vez mais capacitados e competentes.

Duranteo texto e relatado e exposto dados em forma quantitativa sobre as áreas de atuação dos profissionais ativos e índices salariais dos mesmos, analisando assim o perfil do profissional, assim traçando também os tipos de instituições que empregam esses assistentes sociais e frisando que o exercício de trabalho profissional vai variar de acordo com a instituição que esse profissional está inserido,lembrando que em muitas das vezes o profissional não consegue exercer sua autonomia levando o a esquecer a sua real identidade e seu compromisso como profissional.

No decorrer da leitura é identificado que a autora situa o Assistente como um trabalhador assalariado, levando em conta o valor de uso, valor de troca, trabalho abstrato, trabalho concreto, e a divisão do trabalho conforme omodelo capitalista imposto e vigente em nossa sociedade, essa passagem se dá para então poder entender os aspectos que a autora traz para relatar como se dá os espaços sócios ocupacionais do Serviço Social. Com intuito de subsidiar ainda mais o trabalho a autora vem relatar os meios de dominação do capital no cotidiano profissional.

Relatando também a descentralização das politicas públicas etoda a dificuldade da profissão de se afirmar em seu campo de trabalho tanto no meio público quanto no privado apesar de serem trabalhos completamente distintos que o Assistente Social vai se deparar nessas áreas. E todos esses aspectos exigem se uma capacitação e qualificação melhor dos Assistentes Sociais e assim resultem em um posicionamento ético frente aos seus usuários.

2-Informaçõesgerais sobre o autor.

Durante todo o decorrer do curso e em várias matérias do Serviço Social trabalhamos com a autora; Marilda Vilela Iamamoto é uma autora que aborda sempre temas como; serviço social, história do serviço social, serviço social na contemporaneidade, divisão do trabalho, formação profissional, o trabalho do Assistente Social.

Marilda obtém graduação em ServiçoSocial, mestrado em Sociologia e Doutorado em Ciências Sociais, a mesma já atuou na docência em universidades, tendo vários artigos e revistas livros tanto no espaço nacional quanto no internacional além de ser coordenadora de espaços de estudos e pesquisas sociais. Sendo seu trabalho fundamental para estudos no Serviço Social.



3- Qual a mensagem ou abordagem mais importante apresentada notexto?

Acredito que todas as passagens do texto são de suma importância para entender a essência e o cotidiano de trabalho profissional do Assistente Social e sua essência. Mas particularmente acho muito interessante quando a autora faz uma análise do processo de trabalho do modo que a profissão está exposta e dessa divisão do trabalho existente e a forma que o capital faz para comandarconsegue se ver isso principalmente quando a autora fala do trabalho concreto e abstrato até o trabalho assalariado.

A abordagem sobre os espaços sócios ocupacionais em sua esfera pública e privada e a forma de trabalho exigido nesses espaços também e importante, pois somente através desses estudos teremos uma visão critica, necessário como futuros assistentes sociais, e saber distinguir asformas de dominação para ao invés de ficarmos estagnados no tempo fugindo do compromisso com o real compromisso da profissão saber lidar usando sempre o aperfeiçoamento da formação e as varias exigências que a profissão exige do Assistente Social.



4- Registre palavras, frases ou partes do texto que você não conhecia e/ou não entendeu.

A linguagem usada durante o texto foi...
tracking img