Relatório de inflação anual do banco central do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (777 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Presbiteriana Mackenzie
CCSA – Centro de Ciências Sociais e Aplicadas

Pós Graduação em Gestão Financeira de Negócios


Construção e Análise de Cenários Econômicos
ProfessorAlexandre G. Afonso

Relatório de Inflação Anual do Banco Central do Brasil
(Referência: Setembro/2010)

São Paulo
2010
Em analise ao relatório de inflação do Banco Central do Brasil publicado emsetembro de 2010 com referência ao trimestre encerrado em agosto deste ano. Os créditos com recursos direcionados a expansão seguem impulsionados pelas operações do BNDES e de crédito habitacional,que assinalaram uma ordem de expansão de 10,2% e 11,9% no trimestre e de 32,3% e 51,1% em 12 meses. Dos desembolsos efetuados pelo BNDES ocorreu um aumento. Os financiamentos contratados por micro,pequenas e médias empresas responderam a 35,3% da carteira total de desembolso do BNDES.
Já no crédito habitacional com recursos da caderneta de poupança e do FGTS estão em trajetória de expansãoacentuada. As concessões realizadas com recursos da poupança elevaram-se 23,6% no trimestre encerrado em junho, em relação ao finalizado em março, proporcionando aumento de 21,3% no número total de moradiasfinanciadas. Já no crédito com recursos livres os fatores que contribuíram com o crescimento econômico foram o saldo de empréstimos para pessoa física, sendo financiamento de veículo e créditopessoal, com elevações de 3,8% no trimestre e 17,1% em 12 meses. E na pessoa jurídica com elevações de 4,6% ao trimestre que refletiu em grande parte o crescimento de operações com capital de giro e contagarantida, totalizando 11,9% em 12 meses.
Os fatores que impulsionaram a evolução do crédito caracterizam-se pelo dinamismo de modalidades específicas, tais como os financiamentos habitacionais e paraaquisição de veículos, o crédito consignado e as operações do BNDES.
Alguns destes fatores são:
* O principal fator que está impulsionando os juros para baixo é a forte competição entre os...
tracking img