Relatório de fisica experimental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O Eletromagnetismo é o nome que se dá ao conjunto de teorias que Maxwell, apoiado em outras descobertas, desenvolveu e unificou para explicar a relação existente entre a eletricidade e o magnetismo.
Para produzir energia elétrica é necessário o consumo de uma forma de energia qualquer. Na época de Faraday somente a energia química, obtida das pilhas e baterias, era transformadaem energia elétrica. No entanto, a geração de energia elétrica para alimentar as grandes indústrias, por exemplo, através desse método não era adequado. No ano de 1831, Faraday descobriu o fenômeno da indução eletromagnética, o qual revolucionou o estudo do eletromagnetismo. Graças a essa descoberta, foi possível construir aparelhos que funcionam através da indução eletromagnética e quetransformam energia mecânica em energia elétrica, como o dínamo, por exemplo.
O estudo da eletrodinâmica é focalizado nas cargas elétricas e os efeitos que ela produz nos condutores como, por exemplo, o aquecimento do filamento de uma lâmpada quando percorrida por uma corrente de intensidade i. No estudo do eletromagnetismo é possível ver que a corrente elétrica, além de produzir efeitos no próprio fio,afeta também o espaço ao redor dele, ou seja, a corrente elétrica faz surgir um campo magnético ao redor do fio condutor de eletricidade.
O assunto do eletromagnetismo é muito vasto, e seu estudo possibilita o entendimento de uma variedade de instrumentos e coisas que fazem parte do nosso cotidiano.
Para entendermos melhor, foram realizadas 6 experiências sobre eletromagnetismo, podendoobservar o campo magnético da Terra através de experimentos e outras leis da Física. Neste trabalho relatamos as aulas e os exercícios realizados no laboratório.

EXPERIMENTO 1: CAMPO MAGNÉTICO GERADO POR UM CONDUTOR COM CORRENTE

Um campo magnético é influência de cargas elétricas em movimento e ímãs permanentes. Pode-se afirmar que as ligações químicas são produtos de desequilíbrios nos camposmagnéticos, e não elétricos. Campo magnético pode ser gerado por corrente elétrica, ou por campo elétrico variável com o tempo Ímã ou magneto é corpo que, sem corrente elétrica ostensiva (corrente livre ou verdadeira, em bobina ou enrolamento) gera campo magnético. Possuindo esta propriedade, o corpo é dito imantado ou magnetizado; ou então, que ele possui magnetismo.
As bobinas estão por trás dofuncionamento da maioria dos motores, gerando energia em larga escala, pois tal é formada por espiras que são percorridas por corrente elétrica e formam pólos magnéticos, tal sistema é usado também nas usinas hidroelétricas e elevadores. Além de serem usados no armazenamento de dados, a bobina capta as variações dos campos magnéticos N e S.
Quando uma corrente elétrica atravessa um fio condutor,cria em torno dele um campo magnético. Este efeito foi verificado pela primeira vez por Hans Christian Orsted em abril de 1820. Ele observou que a agulha de uma bússola defletia de sua posição de equilíbrio quando havia próximo a ela um fio condutor pelo qual passava uma corrente elétrica.

Neste experimento observamos o campo magnético gerado ao redor de condutor percorrido por uma corrente.Material utilizado: Transformador desmontável
Fonte de alimentação
Um ímã
Solenóide
Uma lâmpada
Uma bússola
Experimento:
Primeira parte: Ligamos a fonte em 1,0 V. Observamos uma movimentação do ímã que foi causada pela corrente que passou próximo. Invertemos o sentido da corrente e o ímã se movimentou para o lado oposto.
Segunda parte: Uma bússola foi colocada abaixo do fio, de tal modoque o fio ficou paralelo a direção indicada pela bússola, ou seja, norte-sul. Com a fonte ligada em 12 V, observamos a movimentação do ponteiro da bússola perpendicularmente ao norte.
Invertendo o sentido da corrente, ela se movimentou perpendicularmente para o outro lado.
Foi possível representar o campo magnético criado pelo fio usando a regra do saca rolha:
Saindo corrente Entrando...
tracking img