Relatório de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6691 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O Estágio Curricular Supervisionado de Observação Filosofia é obrigatório e minha experiência, ocorreu na Unidade de Ensino Estadual de Ensino Médio “Sizenando Pechincha”, localizada na Av: Olinda s/n Bairro Barcelona, no período noturno do Ensino Médio e E.J.A(Educação de Jovens e Adultos).

Este estágio tem por finalidade o registro de 300 horas, e é de relevante importânciapara vivenciar as práticas no dia a dia, propiciando ao futuro professor uma inserção em seu espaço profissional para o exercício da atividade docente, o levando avaliar o campo educacional, primando pelo aperfeiçoamento para o seu desenvolvimento.

As atividades próprias de estagio supervisionado constam de observação do ambiente escolar, participação, direção, participação de projetos deensino e extensão e elaboração de relatórios.

Através da observação, da reflexão, da analise e problematização desta prática, é um momento oportuno para o estagiário na construção do conhecimento, habilitando-o para o exercício do magistério na referida disciplina.

O Estágio curricular supervisionado de observação implica uma relação pedagógica entre um profissional reconhecido em seu ambienteinstitucional de trabalho e um estagiário, sob a supervisão do docente responsável pelo estágio. O qual possibilita a vivência “in loco” e o conhecimento de situações reais. É importante que a inserção do futuro professor em seu campo de estágio se dê de forma a preservar a integridade do projeto pedagógico da instituição que o recebe, deve ser entendido em estreita interação com a teoria nomovimento dialético da produção do conhecimento. Portanto, uma não pode ser abordada desarticulada da outra.

Segundo essa concepção, a relação entre teoria e prática, deve percorrer toda a formação do estagiário superando o caráter fragmentado que reduz as práticas. Esta tem por objetivo oferecer ao futuro professor oportunidades de reflexão e inserção na realidade social e educacional, contribuindopara a formação de sua identidade como docente.



























Faculdade Brasileira



2. DADOS GERAIS DO ESTÁGIO


Nome:Cristina Zago Monte-Mór



Estágio:Complementação Pedagógica Filosofia


Nome da Instituição Educacional: Escola Estadual de Ensino Médio “Sizenando Pechincha”

Localização Av: Olindas/n Bairro Barcelona

Serra E.S. Tel:3341-3223

Poder: ( )Particular ( )Público ( )Municipal (x )Estadual ( )Federal ( )outro

Ensino Oferecido:
( )Educação Infantil;
( x )Ensino Fundamental(séries/anos iniciais);
( x )Ensino Médio;
( )Ensino Profissionalizante;
( )outros






Estagiária:__________________________Cristina Zago Monte-Mor




3. DESENVOLVIMENTO

3.1 NOME, ENDEREÇO E HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO E DO BAIRRO

Unidade de Ensino: Escola Estadual de Ensino Médio “Sizenando Pechincha”
Endereço: Av. Olinda s/n Bairro Barcelona
Telefone: (27) 3341-3223
Entidade Mantenedora: Poder Estadual

A criação do Parque Residencial Barcelona (antigamente Granjas Novas),tornou-se viávelapós a criação da Cooperativa Habitacional Intersindical dos Trabalhadores Sindicalizados do Espírito Santo – COOPSINDI, criada após a implantação do Programa Habitacional para o Trabalhador de Baixa Renda – PROSINDI, um órgão do Governo Federal.

A idéia de criar o Parque Residencial Barcelona nasceu em 1980, quando Lino Silva, na época diretor de patrimônio do Sindicato dos Ferroviários,decidiu gerenciar um projeto com a proposta de propiciar aos ferroviários e aos seus familiares maior comodidade e bem estar. O projeto então foi desenvolvido tendo como agente promotor uma Cooperativa Habitacional, a BNH, a CEF e a Assessoria Técnica do INOCOOP/ES.

Para a construção de Barcelona, 2.400 mil m² foram doados pela Prefeitura Municipal da Serra. O bairro está localizado às margens...
tracking img