FACULDADE SANTA RITA - FASAR
ENGENHARIA AMBIENTAL

FÍSICA III
(Laboratório de física)
Gerador de Van der Graaff

Professora: Marcela Campos de Araújo
Grupo: Daniel Assis
Daniele Cristina
Débora Rodrigues
DATAS: 24/04/12 e 23/05/12

CONSELHEIRO LAFAIETE
2012
ExperimentosII E III

Gerador de Van der Graaff e Linhas de força em um Campo Elétrico

OBJETIVO

Entender na prática o que é um campo elétrico através do processo de eletrização, descrever o funcionamento do gerador de Van der Graaff.
Observar o comportamento das linhas de campo formadasatravés do gerador.

INTRODUÇÃO

Através do atrito entre o âmbar e seda, descobriu-se a existência das cargas elétricas e suas propriedades.
Junto com Tales de Mileto, ao passar do tempo, grandes pesquisadores garantiram um futuro bem cômodo para toda a humanidade, um conforto queninguém vive sem, a eletricidade. Ela permite avanços e aperfeiçoamentos em todos aspectos da vida.
Dentro do estudo da eletricidade, ressaltamos a eletrostática, que fala sobre as cargas elétricas em repouso. A partir dela, compreendemos melhor os efeitos do campo elétrico ao redordo gerador de Van der Graaff.
Essas cargas são adquiridas por alguns processos de eletrização conhecidos há séculos.
Processos de eletrização:
Eletrização por atrito: Como o próprio nome diz, atritando-se, ou melhor, colocando-se dois corpos constituídos de substâncias diferentes einicialmente neutros em contato muito próximo, um deles cede elétrons, enquanto o outro recebe. Ao final, os dois corpos estarão eletrizados e com cargas elétricas opostas.
Eletrização por contato: Dizemos que a eletrização por contato é um processo no qual um corpo eletrizado écolocado em contato com um corpo neutro. De preferência, devem ser usados dois corpos condutores de eletricidade.
Eletrização por indução: Dizemos que a indução eletrostática é o fenômeno de separação das cargas elétricas de sinais contrários em um mesmo corpo. Portanto, esse tipo [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 09). Relatório de física 3 - gerador de van der graaf. TrabalhosFeitos.com. Retirado 09, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relat%C3%B3rio-De-F%C3%ADsica-3-Gerador/349944.html

MLA

"Relatório de física 3 - gerador de van der graaf" TrabalhosFeitos.com. 09 2012. 2012. 09 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relat%C3%B3rio-De-F%C3%ADsica-3-Gerador/349944.html>.

MLA 7

"Relatório de física 3 - gerador de van der graaf." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 09 2012. Web. 09 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relat%C3%B3rio-De-F%C3%ADsica-3-Gerador/349944.html>.

CHICAGO

"Relatório de física 3 - gerador de van der graaf." TrabalhosFeitos.com. 09, 2012. Acessado 09, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relat%C3%B3rio-De-F%C3%ADsica-3-Gerador/349944.html.