Relatório de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2765 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O campo de atuação profissional do engenheiro de produção é vasto, o que indubitavelmente é uma vantagem durante sua vida profissional. Porém, isso dificulta a entrada no mercado de trabalho. O curso normal de desenvolvimento profissional na Engenharia de Produção se inicia em uma das suas grandes áreas: qualidade, projeto do produto, pesquisa operacional, PCP, Projeto do Produto e outras. Issonão significa que a carreira do profissional irá se restringir à área escolhida e a um único tipo de atuação. Uma vez imerso em uma delas, surgem oportunidades para uma atuação distinta ou em área correlata, as quais devem ser aproveitadas pelo profissional. O conjunto de experiências acumuladas no decorrer da carreira irá formar a especialização e a capacidade de visão sistêmica, as quais, por suavez, definirão a capacidade de solução de problemas do profissional. Quanto maior a parcela do campo de atuação coberta, melhor a atuação do profissional no mercado de trabalho e os benefícios para a sociedade.

Diante da quantidade de áreas da engenharia de produção, é comum o aluno encontrar dificuldade em optar por uma delas e desenvolver um conjunto mínimo de habilidades para realizar oingresso profissional na área pretendida. As mudanças curriculares realizadas no curso de Engenharia de Produção da EESC tiveram esta preocupação como tema central. O núcleo formado pelas disciplinas Trabalho de Conclusão de Curso I e II e Estágio Supervisionado exercem um papel fundamental. Juntas, elas oferecem a oportunidade do aluno se aprofundar em uma das áreas da produção e obter umaexperiência prática, aplicando os conhecimentos e habilidades desenvolvidos durante o curso.

Este texto apresenta as orientações para um bom aproveitamento do Trabalho de Conclusão de Curso e do Estágio Supervisionado. Ele deve ser lido pelos alunos do quarto ano de curso, em fase de preparação, portanto, para o ingresso nessas disciplinas. Servem ainda, especialmente, aos alunos do último ano, que asestão efetivamente cursando.

TOPO

2. OBJETIVOS

Os objetivos didáticos e resultados mínimos esperados do aluno em cada disciplina são apresentados na tabela 1.

Quadro 1: Objetivos das disciplinas

Disciplina Objetivos Didáticos Resultados Mínimos (Responsável)(1)
SEP622 - Estágio Supervisionado aplicação de conhecimentos fundamentais da Engenharia de Produção Mecânica no projeto,implementação e aperfeiçoamento de sistemas de produção. Plano de Trabalho (individual/ aluno)

Relatório de Estágio (individual / aluno)

Avaliação do Aluno (Profissional Orientador)

SEP623 - Trabalho de Conclusão de Curso II Realização de trabalho de síntese e integração dos conhecimentos ao longo do curso. aplicação prática dos conceitos de metodologia de pesquisa e revisão bibliográfica; esistematização de conhecimentos na área escolhida.

obtenção de conhecimentos em um tema da engenharia de produção.
Plano de Pesquisa (individual / aluno)
SEP624 - Trabalho de Conclusão de Curso II Realização de pesquisa científica exercendo a apreciação crítica sobre um tema específico da engenharia de produção Monografia (individual / aluno)
(1) O item 3, passo 4, contém uma descrição doconteúdo de cada um dos documentos.

Uma dúvida comum entre os alunos é quanto à distinção do conteúdo do Relatório de Estágio e do Trabalho de Conclusão de Curso. O Relatório de Estágio deve descrever as atividades rotineiras e os resultados de um projeto típico de engenharia de produção, realizados pelo aluno durante o período em uma empresa ou outro tipo de organização. Isto é, o foco é ocontato com um ambiente de trabalho e atividades típicas de um engenheiro de produção. O público-alvo são os professores responsáveis por avaliar a formação do aluno e, eventualmente, profissionais interessados no caso. O conteúdo do Trabalho de Conclusão de Curso, por sua vez, é uma contribuição científica, isto é, o compromisso é com a sistematização do conhecimento na área e a obtenção de...
tracking img