Relatório de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5812 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
O presente relatório tem por objetivo descrever, as experiências adquiridas quanto ao estágio supervisionado, na empresa Dipel, durante o período de maio a julho de 2012, no seu departamento de recuperação de motores elétricos e transformadores.
A escolha desta empresa para a realização do estagio, foi pela área de atuação da empresa, sendo uma área interessante, que abrangem duasmaquinas muito importantes para o curso de eletromecânica: motor elétrico e transformador.
Mostra-se á através deste relatório, como este estudo proporcionou um elo entre os conhecimentos na qual se busca a integração da teoria e pratica. O estágio supervisionado propicia durante as 100 horas à troca de experiências e descobertas, na prática, de conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Com odecorrer do desenvolvimento das atividades possibilitarão ao aluno/estagiário, conviver melhor com a parte técnica do curso de eletromecânica, e, adquirir experiências com outros profissionais diante das diferentes situações que vão se manifestar e que requer comportamentos éticos, alem do conhecimento técnico.

2 HISTÓRICO DA EMPRESA
Dipel foi fundada em 1970 no Paraná no município deCascavel, iniciou suas atividades com uma simples loja de materiais elétricos.
Em 1976, ela ampliou suas atividades passando a atuar no ramo de construção e manutenção de redes de distribuição de energia elétrica. Após grande esforço devido as exigência de documentação, a Dipel cadastrou-se como empreiteira da Copel – Companhia Paranaense de Energia, para prestação de serviços na atividade deconstrução e manutenção de redes de distribuição de energia elétrica, o que corresponde hoje a aproximadamente 70% de suas atividades.
Em 1995, ingressou no ramo de consertos e manutenção de transformador e motor elétrico. Em agosto de 2007, ingressou no ramo de construção civil.
Desde o principio de suas atividades, até o presente momento, a Dipel conseguiu uma evolução considerável em todos os campos desuas atuações. A Dipel é uma empresa que atua no mercado regional há mais de 40 anos.
http://dipel.com.br/empresa/

2.1 MISSÃO DA EMPRESA

Comercializar materiais elétricos de alta e baixa tensão com prestação de serviço nas áreas de eletrificação urbana e rural, atendendo consumidores na recuperação de transformadores e motores elétricos, buscando qualidade, segurança, agilidade e reduçãode custo. Para melhor atender os clientes.



3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
3.1 TRANSFORMADOR
O transformador foi inventado em 1831 por Michael Faraday, pode se considerar uma maquina elétrica responsável em realizar a transformação da energia elétrica, proporcionando a redução ou elevação da tensão elétrica, através do principio eletromagnético.
O principio de funcionamento do transformador,é baseado no fenômeno de indução mútua, entre dos corpos eletricamente isolados, mais ligados magneticamente, ao aplicar uma tensão qualquer no enrolamento primário, gera uma tensão transformada do enrolamento secundário. Os enrolamentos são denominados como alta tensão, o que tem maior número de espiras, e baixa tensão o que tem menor número de espiras, quando o transformador é alimentado peloenrolamento da baixa tensão é um transformador elevador e quando é alimentado pala alta tensão é um transformador abaixador.
Os transformadores pode se denominar pelo número de fases, como o monofásico, bifásico, trifásico e pelo tipo do seu núcleo (ferromagnético) que pode ser núcleo envolvido ou núcleo envolvente.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Transformador
3.1.1 Classificação dos tipos detransformadores
Os transformadores podem ser classificados pelo numero de fases e o tipo do núcleo.
3.1.1.1 Transformador monofásico
O transformador monofásico é constituído por dois enrolamento de bobinas, sendo uma primaria (AT) e a outra secundaria (BT), estas bobinas esta no mesmo núcleo ferromagnético. Os transformadores monofásicos possui uma pequena capacidade de potencia. Figura 01...
tracking img