Relatório de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4966 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Anorexia? Bulimia? O que são?

Sem querer ter a pretensão ou algo parecido, hoje falarei sobre estas duas graves doenças relacionadas à alimentação. Para escrever sobre este tema fui o mais cuidadosa possível, querendo transmitir informações pertinentes e relevantes àqueles que se encontram em um planejamento alimentar e também aos que não estão.

Para começar a falar sobre estes doisdistúrbios alimentares, é necessário muito critério e seriedade.

Tanto um como outro são motivos de muitos estudos por parte da comunidade médica mundial.

A Organização Mundial da Saúde os classifica como "Transtornos da Conduta Alimentar", "Transtornos Mentais e do Comportamento".

Mas, o que são? A Anorexia Nervosa é uma enfermidade mental que consiste em uma perda voluntária do peso por desejoPATOLÓGICO em emagrecer e um intenso temor à obesidade.

O emagrecimento é conseguido com uma redução drástica da alimentação, exercícios físicos excessivos, utilização ( sem critério ou orientação médica ) de medicamentos que inibem o apetite, laxantes, diuréticos e também pela provocação de vômitos.

Quando atingi um nível de peso, geralmente abaixo do ideal, a pessoa não consegue se vermagra e também não consegue comer mesmo que em quantidades reduzidas.

Há uma intolerância do organismo em não aceitar alimentos e uma imagem corporal distorcida da realidade pelo psíquico.

É classificada como uma Patologia Psiquiátrica e não tem uma única causa.

Existem elementos biológicos, psicológicos e sociais predispostos ou não, que poderão desencadear este tipo de patologia; comointeragem entre si é muito difícil apontar uma única causa.

Geralmente as pessoas que se acometem desta enfermidade são mulheres e jovens com idades entre 14 e 18 anos.

Por se encontrarem em uma fase muito delicada do crescimento, (onde a aceitação social muitas vezes está associada à imagem corporal, problemas existencialistas, hormonais) esta parcela da população está mais exposta e sujeita atal manifestação patológica.

Como a Anorexia leva à desnutrição, esta pode provocar transtornos mentais que reforçam o desejo de continuar emagrecendo, instalando-se desta maneira um terrível círculo vicioso psíquico que é muito difícil de controlar.

Sinais e sintomas de desnutrição:

 Perda de peso acentuada
 Parar de crescer ( se está em fase de crescimento )
 Menstruação escassaou irregular, ou até a suspensão da mesma
 Pele seca
 Palidez
 Tonturas
 Queda de cabelo
 Sensações alternadas de satisfação e "peso" após comer.

Sintomas psíquicos:
 Alteração de humor
 Irritabilidade
 Ansiedade
 Tristeza
 Desânimo
 Tendência ao isolamento da família e amigos
 Desinteresse geral.

É necessário uma conscientização sobre esta enfermidadepois se tratada adequadamente com auxílio médico, medicamentoso e psicoterapêutico os prognósticos são muito favoráveis. Espero ter colaborado e para a próxima semana vamos falar sobre a Bulimia.

Fonte: http://cyberdiet.terra.com.br/anorexia-bulimia-o-que-sao-7-1-6-405.html

Os problemas causados pelo consumo excessivo de álcool
Por Eduardo Patriota Gusmão Soares 26/06/2008 às 23:36
Osproblemas causados pelo consumo excessivo de álcool se refletem na saúde do indivíduo e da sociedade. Conheça os principais problemas que esta droga lícita causa a todos nós
Há pessoas ingênuas ou ignorantes que abusam do álcool e esquecem que, assim como o cigarro, os males não vão aparecer agora, mas sim daqui a alguns anos. O excesso de álcool faz mal à saúde. O prazer de algumas horas de umabebedeira, no dia seguinte dá lugar à ressaca. E ao invés de incentivar a moderação do uso, o empresário esperto cria o Engov contra os efeitos superficiais oriundos do consumo abusivo! E, segundo a propaganda, toda ocasião é propícia para beber muito: "Vai sair com o namorado? Bom engov pra você. Vai sair pra balada? Bom engov pra você! Vai sair mais cedo do trabalho hoje? Bom engov pra você!". ...
tracking img