Relatório de estagio

O presente estágio de observação e docência na Educação Infantil tem como objetivo, aprimorar a prática em sala de aula, já que é o segundo estagio que realizo na Educação Infantil. Realizei observações participativas e também ministrei aula para uma turma na Creche Todo Menino é um Rei.
A Educação Infantil, atualmente, adquiriu nova dimensão, com a implantação do Ensino Fundamental de noveanos, com as crianças chegando à escola e também se alfabetizando cada vez mais cedo.
Sabe-se que para educar, necessitamos de um suporte que vá além dos significados e conteúdos de diferentes disciplinas. Isso só será possível realmente se a profissão de educar/ensinar estiver de acordo com atitudes éticas abertas à ação e a reflexão sobre o que realizamos no nosso dia a dia na escola
Pararesponder as novas demandas e exigências da educação, precisamos de estratégias, habilidades e procedimentos que respondam na prática as novas necessidades e expectativas da educação, inclusive da Educação Infantil.
Atualmente as pessoas necessitam de habilidades, recursos e estratégias para aprender com autonomia, então a educação não deve mais se fundamentar na simples repetição de respostas, mas naformulação e construção de perguntas e conhecimentos. Cada vez mais o cidadão precisa saber perguntar, pensar e expor suas idéias e respostas a partir da reflexão, observação e ação.
Estão inseridos neste relatório de estagio da V etapa os seguintes temas que foram observados: O espaço da sala de aula Conhecimento do espaço da sala de aula e suas múltiplas relações; A vivência da sala de aula naperspectiva dos alunos e professora(s) Conhecimento e análise da percepção que os alunos (as) têm em relação às vivências da sala de aula e da escola; Planejando o exercício da docência Elaboração do planejamento das atividades de docência; Pensando e avaliando o exercício da docência Preparação e avaliação das atividades de docência. Todos foram cumpridos com sucesso.

04

Estádestinado a esse estágio cem horas (100h) de carga horária, ofertado na modalidade EAD do curso de Pedagogia pela Universidade de Uberaba
Para a realização desse estágio foram utilizados como instrumento norteador o fascículo III, o caderno de estágio e os módulos de estudo, e as orientações da preceptora me deram suporte para o desenvolvimento do mesmo.

05
CONCLUSÃO

Se colocados nabalança, percebe-se que foram bastante positivos os resultados obtidos com o Estágio Supervisionado na Creche todo Menino è um Rei, principalmente no que tange a motivação dos discentes, o interesse pelas aulas, que foram bastante produtivos, despertaram e saciaram a sede dos alunos em busca de tais conhecimentos.
Entendemos que a educação acontece a partir do nascimento do individuo e suainteração com o meio em que vive. O lugar onde ela nasce, se desenvolve e com que interage, propicia a aquisição, reprodução e transformação das significações sociais, culturais e ética, construídas no decorrer da história do individuo em formação. A Educação Infantil atende crianças de zero a seis ano de idade e tem como finalidade, envolvimento integral das famílias.
Este estágio exigiu muito dosnossos estudos, tivemos que estudar bastante para desenvolvê-lo, mais valeu à pena, aprendemos muito, deixando-nos a consciência que atividades bem programadas e planejadas, tornam a nossa prática mais gratificante.
Toda essa experiência de observação e docência fortifica em mim a convicção de que é possível operar mudanças através de uma educação bem conduzida, lembrando, que o papel do verdadeiroeducador vai além da docência, da responsabilidade enquanto pessoa, enquanto profissional e cidadão.

15
O Espaço da sala de aula: Conhecimento do espaço da sala de aula e suas múltiplas relações.

Entre os dias vinte e três e vinte e sete de Agosto, visitei a Instituição Creche todo Menino é um Rei, fui bem recebida por todos os presentes no momento. Direcionei-me para a sala...
tracking img