Relatório de estagio

O presente estágio de observação e docência na Educação Infantil tem como objetivo, aprimorar a prática em sala de aula, já que é o segundo estagio que realizo na Educação Infantil. Realizeiobservações participativas e também ministrei aula para uma turma na Creche Todo Menino é um Rei.
A Educação Infantil, atualmente, adquiriu nova dimensão, com a implantação do Ensino Fundamental de nove anos,com as crianças chegando à escola e também se alfabetizando cada vez mais cedo.
Sabe-se que para educar, necessitamos de um suporte que vá além dos significados e conteúdos de diferentes disciplinas.Isso só será possível realmente se a profissão de educar/ensinar estiver de acordo com atitudes éticas abertas à ação e a reflexão sobre o que realizamos no nosso dia a dia na escola
Para responderas novas demandas e exigências da educação, precisamos de estratégias, habilidades e procedimentos que respondam na prática as novas necessidades e expectativas da educação, inclusive da EducaçãoInfantil.
Atualmente as pessoas necessitam de habilidades, recursos e estratégias para aprender com autonomia, então a educação não deve mais se fundamentar na simples repetição de respostas, mas naformulação e construção de perguntas e conhecimentos. Cada vez mais o cidadão precisa saber perguntar, pensar e expor suas idéias e respostas a partir da reflexão, observação e ação.
Estão inseridosneste relatório de estagio da V etapa os seguintes temas que foram observados: O espaço da sala de aula Conhecimento do espaço da sala de aula e suas múltiplas relações; A vivência da sala de aula naperspectiva dos alunos e professora(s) Conhecimento e análise da percepção que os alunos (as) têm em relação às vivências da sala de aula e da escola; Planejando o exercício da docência Elaboração doplanejamento das atividades de docência; Pensando e avaliando o exercício da docência Preparação e avaliação das atividades de docência. Todos foram cumpridos com sucesso.

04

Está...