Relatório de estagio metalurgia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3176 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE





Introdução Geral 2
A empresa 2
Atividades Desenvolvidas 3
1 – Departamento de Metalurgia e Engenharia: 3
2 – Laboratório de Metalografia 5
Conclusões 18
Bibliografia 19
Aprovação 20



Introdução Geral


O estágio foi realizado na Belgo Juiz de Fora e teve a duração de dois anos, sendo que, no primeiro ano foi realizado no Departamento de Metalurgia e Engenhariada Laminação (DME/T.G) e o segundo no laboratório de metalografia, ambos os setores pertencentes à Gerência Técnica.


A empresa


A Belgo Siderurgia completa 10 anos de atividades em Juiz de Fora, quando foram executadas as negociações com o grupo Mendes Junior.
A empresa não é uma usina totalmente integrada, mas compõe-se de aciaria elétrica, cuja matéria prima é a sucataacompanhada de gusa sólido e demais constituintes aditivos na fabricação do aço.
Adota-se o sistema de lingotamento contínuo contendo cinco veios, com sistema de jato aberto e produção de tarugos que apresentam medidas de 130mm de espessura e 15,6m de comprimento.
A produção da aciaria da Belgo Siderurgia alcançou a marca de 1.000.187 toneladas em 2004. Os tarugos produzidos em Juiz de Fora pelaBelgo Siderurgia são transformados em vergalhão para construção civil e fios-máquina para a industria.
O laminador da Belgo Juiz de Fora é um equipamento de transformação mecânica moderno e alcança grande produtividade, operando na faixa de 96/100 m/s, onde se formam rolos com duas toneladas.
Foi desenvolvido no sistema de laminação a aplicação de tratamento térmico no próprio processo,chamado TTR (Tratamento Térmico de Rolo) quando, pode –se obter durante a laminação o vergalhão para construção civil com baixo carbono sem adição de ligas e a custos consideravelmente competitivos no mercado nacional e internacional com boa margem de lucros.
A Belgo Siderurgia possui também em suas instalações em Juiz de Fora uma trefilaria com produção de CA60, vergalhão entalhado ou nervuradopara a aplicação na construção civil, produzindo ainda, arames recozidos em larga escala para distribuição nos mercados nacional e internacional.
Na área da trefilaria encontra-se um sistema de laminação para barras chatas, cantoneiras e barras triangulares para aplicação na industria.
A fábrica de pregos com larga faixa de bitolas de pregos normais de uso comercial ou tratado termicamente,galvanizado ou niquelado por terceiros, completam o ciclo de produção da Belgo Siderurgia de Juiz de Fora.
A Belgo tem como missão fornecer produtos de aço para construção civil e industria, e a visão de ser referencia na fabricação desses produtos.



Atividades Desenvolvidas


1 – Departamento de Metalurgia e Engenharia:


No primeiro ano de estágio trabalhei na área deacompanhamento e desenvolvimento de processos da laminação onde minhas principais funções eram:

- Coletar registros referentes aos programas utilizados no processo de laminação (registros de temperaturas e tempo de permanência dos tarugos no forno de reaquecimento, programa utilizado no Stelmor e registro da temperatura do material no Stelmor), esses registros são de grande importância pararastreabilidade, em caso de futuros problemas.


- Atualização e distribuição de Documentos de Qualidade. A distribuição, aprovação e controle de copias obsoletas era feita de acordo com o Sistema Departamental. As alterações eram feitas da seguinte maneira: os textos incluídos ficam em negrito e se for retirado algum texto deve-se colocar parênteses para indicar a retirada.


- Emissão derelatórios de acompanhamento da produção, ocorrência de sucatas no laminador e de acompanhamento da qualidade de alguns aços em especifico.

- Participação no desenvolvimento do projeto TTR (Tratamento Térmico de Rolos) que viria substituir o processo tradicional na produção do vergalhão laminado para construção civil.

O tratamento térmico do rolo busca obter-se uma tênue camada de...
tracking img