Relatório de estagio ensino infantil

1 – Aportes Teóricos

Proposta Pedagógica
Um projeto que radiografia o movimento que a escola realiza ou pretende realizar para alcançar seu maior objetivo: educar provendo conhecimento naformação de pessoas íntegras e integradas à sociedade com cidadãos autônomos e críticos, dando-lhes identidade pela aprendizagem nos modos de ação e interação que são socialmente valorizados. Responsabilidadeessa levando-nos a investir cada vez mais na qualidade de atuação profissional.
Segundo Vasconcellos: “... é um documento que tem em vista ajudar a enfrentar os desafios no cotidiano da escola deforma refletida, consciente sistematizada e principalmente participativa. É um trabalho de estudo dos métodos que possibilita a ação de todos os agentes da escola.”
Já segundo Veiga: “deve-se, aoconstruirmos os projetos de nossas escolas, planejarmos o que temos intenção de fazer de realizar, indo adiante com base no que temos, buscando o possível, nessa perspectiva, o projeto político -pedagógico vai além de um simples argumento de planos de ensino e de atividades diversas.”
Á Lei nº 11.114/2005, do dia 16 de Maio de 2005, torna obrigatória a matrícula das crianças de seis anos de idade noensino fundamental pela alteração dos artigos 6º, 32 e 87 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996).
As alterações na Lei foram feitas com o propósito de atingir a justiçanatural do ensino fundamental no âmbito Federal, Estadual e Municipal para uma educação infantil de qualidade.
• O ensino fundamental deve ter pelo menos nove anos de duração.
• Os anos iniciaisdevem ter duração de cinco anos com matrículas de crianças de seis anos nas redes públicas ou que venham completar até o início do ano letivo.
• Os anos finais devem durar quatro anos.
Piaget eVygotsky, trabalhavam em uma mesma vertente teórica. Rejeitavam o associacionismo e/ou behaviorismo, trabalhavam experimentalmente com crianças (e não animais), interessando-se pelos processos de...
tracking img