Relatório de estagio ensino infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 14 (3293 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 4 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – Aportes Teóricos

Proposta Pedagógica
Um projeto que radiografia o movimento que a escola realiza ou pretende realizar para alcançar seu maior objetivo: educar provendo conhecimento na formação de pessoas íntegras e integradas à sociedade com cidadãos autônomos e críticos, dando-lhes identidade pela aprendizagem nos modos de ação e interação que são socialmente valorizados.Responsabilidade essa levando-nos a investir cada vez mais na qualidade de atuação profissional.
Segundo Vasconcellos: “... é um documento que tem em vista ajudar a enfrentar os desafios no cotidiano da escola de forma refletida, consciente sistematizada e principalmente participativa. É um trabalho de estudo dos métodos que possibilita a ação de todos os agentes da escola.”
Já segundo Veiga: “deve-se, aoconstruirmos os projetos de nossas escolas, planejarmos o que temos intenção de fazer de realizar, indo adiante com base no que temos, buscando o possível, nessa perspectiva, o projeto político - pedagógico vai além de um simples argumento de planos de ensino e de atividades diversas.”
Á Lei nº 11.114/2005, do dia 16 de Maio de 2005, torna obrigatória a matrícula das crianças de seis anos de idadeno ensino fundamental pela alteração dos artigos 6º, 32 e 87 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996).
As alterações na Lei foram feitas com o propósito de atingir a justiça natural do ensino fundamental no âmbito Federal, Estadual e Municipal para uma educação infantil de qualidade.
• O ensino fundamental deve ter pelo menos nove anos de duração.
• Os anos iniciaisdevem ter duração de cinco anos com matrículas de crianças de seis anos nas redes públicas ou que venham completar até o início do ano letivo.
• Os anos finais devem durar quatro anos.
Piaget e Vygotsky, trabalhavam em uma mesma vertente teórica. Rejeitavam o associacionismo e/ou behaviorismo, trabalhavam experimentalmente com crianças (e não animais), interessando-se pelos processos deconstrução da razão, do julgamento, da capacidade de argumentação lógica (e moral), isto é, processos psico e sócio-genéticos.
Ambos enfatizam a necessidade de compreensão da gênese dos processos cognitivos não consideram os processos psicológicos como resultados estáticos que se expressam em medidas quantitativas, pois, tanto Piaget como Vygotsky, valorizam a interação do indivíduo com o ambiente evêem o indivíduo como sujeito que atua no processo de seu próprio desenvolvimento;
Tanto Vygotsky como Piaget atribuem grande importância à atividade do indivíduo na construção e na atribuição de significado ao conhecimento, apesar das suas diferenças quanto à ênfase que atribuem aos fatores sociais e culturais na aprendizagem
Como Piaget, Vygotsky não formulou uma teoria pedagógica, embora seupensamento ressalte a importância da instituição escolar na formação do conhecimento.
Ambos, Piaget e Vygotsky, não consideram os processos psicológicos como resultados estáticos que se expressam em medidas quantitativas e também enfatizam o conhecimento da gênese dos processos cognitivos.
No processo da educação infantil o papel do professor é de suma importância, pois é ele quem cria os espaços,disponibiliza materiais, participa das brincadeiras, ou seja, faz a mediação da construção do conhecimento.
A desvalorização do movimento natural e espontâneo da criança em favor do conhecimento estruturado e formalizado ignora as dimensões educativas da brincadeira e do jogo como forma rica e poderosa de estimular a atividade construtiva da criança. É urgente e necessário que o professor procureampliar cada vez mais as vivências da criança com o ambiente físico, com brinquedos, brincadeiras e com outras crianças.
O jogo, compreendido sob a ótica do brinquedo e da criatividade, deverá encontrar maior espaço para ser entendido como educação, na medida em que os professores compreenderem melhor toda sua capacidade potencial de contribuir para com o desenvolvimento da criança.
NEGRINE...
tracking img