INTRODUÇÃO

O presente trabalho propõe as principais ações desenvolvidas pelas modalidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Diversidade Cultural.
A EJA atende os alunos que não foramcontemplados na formação inicial e que se deparou com a necessidade de uma formação.
A Diversidade na Educação nos levou a conhecer o caminho da compreensão da realidade existente nos grupos sociaise também a enxergamos os diferentes aspectos culturais trazidos pelos alunos.
Em razão disso, apresenta-se a significação da formação continuada, como espaço e tempo de reflexão, baseada na produçãodialética do conhecimento dentro da diversidade cultural.

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

A modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ocupa nos dias de hoje, importante espaço nospalcos das discussões, visto que o trabalho com a EJA é uma das formas de vivermos uma democracia.
A EJA mostra para nós que todas as ações são pautadas pelo mais simples fundamentos da educação, paraque as pessoas possam aprender dentro do seu dia-a-dia, durante toda a vida.
As pessoas estão permanentemente se educando seja na diversidade de contextos em que se desenvolve ou nas histórias devida de cada pessoa.
É importante conhecermos a realidade daqueles que não tiveram o acesso à escola na idade adequada ou que nunca puderam ler e escrever, é uma disciplina que nos possibilita pensaro próprio grupo social com a qual nós vivemos.
A trajetória da EJA teve muita influência política no final das décadas de 1950 e 1960, o país viveu uma transformação onde surgiram varias reflexõesem torno da concepção e dos objetivos da alfabetização de adultos, neste período várias experiências foram realizadas, com o trabalho de Paulo Freire, os programas do Movimento Educação Base e doMovimento de Cultura Popular.
Em 1967, foi criado o Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral). O Mobral tinha três características básicas:
• independências institucionais e financeiras;... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 04). Relatório de estagio - eja. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relat%C3%B3rio-De-Estagio-Eja/20281.html

MLA

"Relatório de estagio - eja" TrabalhosFeitos.com. 04 2011. 2011. 04 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relat%C3%B3rio-De-Estagio-Eja/20281.html>.

MLA 7

"Relatório de estagio - eja." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2011. Web. 04 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relat%C3%B3rio-De-Estagio-Eja/20281.html>.

CHICAGO

"Relatório de estagio - eja." TrabalhosFeitos.com. 04, 2011. Acessado 04, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relat%C3%B3rio-De-Estagio-Eja/20281.html.