Relatório de estagio - eja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1170 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente trabalho propõe as principais ações desenvolvidas pelas modalidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Diversidade Cultural.
A EJA atende os alunos que não foram contemplados na formação inicial e que se deparou com a necessidade de uma formação.
A Diversidade na Educação nos levou a conhecer o caminho da compreensão da realidade existente nos grupos sociaise também a enxergamos os diferentes aspectos culturais trazidos pelos alunos.
Em razão disso, apresenta-se a significação da formação continuada, como espaço e tempo de reflexão, baseada na produção dialética do conhecimento dentro da diversidade cultural.

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

A modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ocupa nos dias de hoje, importante espaço nospalcos das discussões, visto que o trabalho com a EJA é uma das formas de vivermos uma democracia.
A EJA mostra para nós que todas as ações são pautadas pelo mais simples fundamentos da educação, para que as pessoas possam aprender dentro do seu dia-a-dia, durante toda a vida.
As pessoas estão permanentemente se educando seja na diversidade de contextos em que se desenvolve ou nas históriasde vida de cada pessoa.
É importante conhecermos a realidade daqueles que não tiveram o acesso à escola na idade adequada ou que nunca puderam ler e escrever, é uma disciplina que nos possibilita pensar o próprio grupo social com a qual nós vivemos.
A trajetória da EJA teve muita influência política no final das décadas de 1950 e 1960, o país viveu uma transformação onde surgiram variasreflexões em torno da concepção e dos objetivos da alfabetização de adultos, neste período várias experiências foram realizadas, com o trabalho de Paulo Freire, os programas do Movimento Educação Base e do Movimento de Cultura Popular.
Em 1967, foi criado o Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral). O Mobral tinha três características básicas:
• independências institucionais e financeiras;• articulação de uma organização operacional;
• centralização das orientações do processo educativo.
Em 1985, o Mobral foi extinto e substituído pela Fundação Educar, que era vinculada ao MEC e atuava com o apoio financeiro das prefeituras.
Em 1990, com o Governo Collor, a Fundação Educar foi extinta, surgindo o Programa Nacional de Alfabetização e Cidadania (PNAC) que durou um ano.Em 1991 o Ministério da Educação e Cultura (MEC) passou a enfocar as carências do Ensino Fundamental, passando as obrigações para os Estados e os Municípios.
Em 1996, foi aprovada a LDB 9.394 / 96, que trazia dois artigos que defendia a EJA.
Em 2000 foram aprovadas as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos.
A partir de 1999 até hoje são realizados EncontrosNacionais de Educação de Jovens e Adultos em todo o país, dá se o nome de “ENEJA”.
Atualmente a EJA desenvolve-se por meio de projetos e parcerias.
O professor tem muita importância na EJA, por que ele deverá fazer a sua parte para que a EJA venha fortalecer os jovens e adultos a pensarem, criar e recriar conhecimentos.
Portanto é necessário um processo de formação do educador permanente,para que ele possa estar sempre pronto para o desafio.

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Atualmente a Diversidade faz parte da nossa vida, do dia-a-dia, é um mundo cultural através da nossa linguagem, parentesco, religião, mito, arte, economia, hoje observamos a importância da diversidade na nossa vida, ninguém é igual a ninguém.
Cada grupo social estabelece suas regras, pensamentos e ações, o seumodo de viver.
Com a nossa vivência e nossas experiências de novas situações podemos descobrir, inventar e reconstruir muitas informações. Somos produto e produtores de cultura, construímos , contribuímos para uma construção da sociedade mais justa.
A pessoa procura sua identidade dentro da sociedade, mas a sociedade limita-se só a população da cidade, eles não têm contato com a população...
tracking img