Relatório de estagio classe de alfabetização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5048 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA ATRAVÉS DO BRINCAR
1 INTRODUÇÃO
O tema escolhido para realizar o meu trabalho de graduação é sobre "O desenvolvimento da criança através do brincar". A escolha deste tema surgiu da necessidade de estudarmos como se dá o desenvolvimento da criança através do brincar e ao longo dos tempos, ao analisarmos jogos, brincadeiras e brinquedos infantis não apenas comosimples entretenimento para as crianças se percebe como as atividades lúdicas possibilitam a aprendizagem e o desenvolvimento destas crianças em suas várias habilidades do nascimento aos seis anos.
Com base nesse entendimento, esse trabalho de graduação tem como problemática a "Educação para a vida em sociedade", e o "Ensino e cidadania planetária", seguindo esta linha, pesquisar e analisar como ascrianças reagem ao estímulo dos jogos e brincadeiras e como essas brincadeiras podem contribuir no seu desenvolvimento, transformando-as e fortalecendo sua cidadania ainda é sem dúvida um tema inesgotável e que desperta interesse a muitos educadores e muito tem a me acrescentar.
Diante de uma série de dúvidas e questionamentos buscamos respostas. Há necessidade de encontrarmos soluções, tomarconsciência das implicações e das complexidades que envolvem a construção do conhecimento.
Com esta pesquisa busquei compreender e aprofundar meus conhecimentos sobre o brincar na infância e suas implicações, refletir sobre a importância do brincar e da brincadeira no desenvolvimento da criança, ou seja, o brincar e suas relações com a aprendizagem. Além disso, apresentar a influência do brinquedo e asvantagens que a brincadeira traz para o desenvolvimento da criança, localizar as dificuldades encontradas pelos educadores em utilizar a brincadeira como ferramenta pedagógica e avaliar como, e se, a brincadeira pode propiciar condições para um desenvolvimento saudável da criança.
Para a criança o brincar não é apenas um passatempo ou "perda de tempo" como os adultos julgam. Suas brincadeiras eseus jogos estão relacionados a um aprendizado fundamental, ou seja, por meio dos jogos cada criança em determinada idade, cria uma série de indagações a respeito da vida.
Segundo Friedmann (2006, p 17),"o brincar já existia na vida das pessoas bem antes das primeiras pesquisas sobre o assunto". E como surgiu esse interesse pelo lúdico? Acredita-se que pela diminuição do espaço físico e temporaldestinado a essa atividade, que supostamente tenha sido provocada pelo aparecimento das instituições escolares e pelo incremento da indústria de brinquedos, além da influência da mídia televisiva e a inclusão da mulher no mercado profissional.
2 JOGO, BRINCADEIRA, BRINQUEDO E BRINCAR
Embora tudo se pareça, cada uma dessas palavras tem sua conotação e uma definição distinta, Friedmann (2006, p.17)as coloca da seguinte maneira:
• JOGO – Designa tanto uma atitude quanto uma atividade estruturada que envolve regras.
• BRINCADEIRA – Refere-se basicamente à ação de brincar, ao comportamento espontâneo que resulta de uma atividade não-estruturada.
• BRINQUEDO – Define o objeto de brincar, suporte para a brincadeira.
• BRINCAR - Diz respeito à ação lúdica, seja brincadeira, jogo, uso debrinquedos ou outros objetos, do corpo, da música, da arte, das palavras etc.
Em cada enfoque, há várias formas de classificar o brincar. No estudo do jogo, da brincadeira ou do brinquedo, podemos observar o comportamento das crianças, suas características de sociabilidade, suas atitudes, reações e emoções. Ao passar para uma interpretação dos dados observados, surgem diferentes perspectivas deanálise do comportamento de brincar: afetivas, cognitivas, sociais, morais, culturais, lingüísticas etc.
De acordo com Friedmann (2006), podemos analisar o brincar sob vários enfoques:
• Sociológico – a influência do contexto social em que os diferentes grupos de crianças brincam;
• Educacional – a construção do brincar para a educação, desenvolvimento ou aprendizagem da criança;
• Psicológico –...
tracking img