Relatório de estagio. assessoria ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2097 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CRIAÇÃO SISTEMÁTICA DE DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS

1. Descrição
Este presente relatório relata como funciona As atividades desenvolvidas consistem no aprendizado

1.1.Atividade realizada:

• Assessoria no licenciamento ambiental.

1.2. Análise
Licenciamento Ambiental
De acordo com a legislação brasileira, todo empreendimento poluidor ou que se utiliza de recursos e áreas naturais,devem realizar o licenciamento ambiental junto aos órgãos competentes (Federal, Estadual ou Municipal).
Realizamos assessoria técnica especializada para o desenvolvimento de todo o seu processo de licenciamento.
O Licenciamento Ambiental é um Instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente, que foi estabelecida pela Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. A principal função desse instrumento éconciliar o desenvolvimento econômico com a conservação do meio ambiente. A lei estipula que é obrigação do empreendedor buscar o licenciamento ambiental junto ao órgão competente, desde as etapas iniciais do planejamento de seu empreendimento e instalação até a sua efetiva operação.
Na Resolução normativa CONAMA nº 237/97, o Licenciamento ambiental é definido como o procedimento administrativo peloqual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso.
A licença ambiental éum documento com prazo de validade definido no qual o órgão ambiental estabelece regras, condições, restrições e medidas de controle ambiental a serem seguidas pela atividade que está sendo licenciada. Ao receber a Licença Ambiental, o empreendedor assume os compromissos para a manutenção da qualidade ambiental do local em que se instala.
Uma série de processos faz parte do licenciamentoambiental, que envolve tanto aspectos jurídicos, como técnicos, administrativos, sociais e econômicos dos empreendimentos que serão licenciados. Para saber como licenciar um empreendimento é necessário consultar a Resolução normativa CONAMA 237/97, e as Leis e Portarias referentes a Licenciamento do seu estado
Os principais documentos técnicos de um processo de licenciamento são:
• Licença Prévia (LP);• Licença de Instalação (LI);
• Licença de Operação (LO);
•Estudos Ambientais (EIA/RIMA, PCA, RCA, etc).
• ISO 14000

Licença Prévia

Como solicitar a licença:

1 - Reunir documentação;

2 - Entregar a documentação na agência CETESB que atende o município;

3 - Efetuar o pagamento do preço da Licença, correspondente à análise e expedição, calculado com base no potencial poluidor e noporte do empreendimento.

Ao protocolar o pedido, a Agência Ambiental emitirá a Ficha de Compensação com o preço da solicitação, que poderá ser recolhido em qualquer banco, até o vencimento. Após o vencimento, somente poderá ser recolhido no Banco Nossa Caixa, num prazo de 10 dias. Decorrido este prazo, nova Ficha de Compensação deverá ser obtida junto à Agência Ambiental da CETESB;

- Preçopara expedição da Licença -
As microempresas e empresas de pequeno porte usufruem de redução significativa no preço da licença e corresponde a 15% do valor calculado.

4 - Publicar a solicitação da Licença Prévia no Diário Oficial do Estado de São Paulo e em um periódico de circulação local, conforme modelo para publicação;

5 - Entregar na agência CETESB a publicação;

6 - Retirar oprotocolo e aguardar contato da agência;

7 - Se a decisão for favorável, providenciar a publicação conforme modelo para publicação mais adequado ao caso;

8 - Entregar a publicação e retirar a licença na Agência, de acordo com orientação;

9 - Se a solicitação for indeferida há a possibilidade de interposição de recurso.

Licença de Instalação

Como solicitar a licença

1- Reunir...
tracking img