Relatório de estágio

Páginas: 22 (5493 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2011
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE PEDAGOGIA

ADRIANA CERQUEIRA DOS SANTOS

estágio curricular supervisionado:
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – RELATÓRIO FINAL

JEQUIÉ
2011

adriana cerqueira dos santos

estágio curricular supervisionado:
NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – RELATÓRIO FINAL

Trabalho apresentado aoCurso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Supervisionado VI.
Coordenadora: Profª. Melina Klaus
Tutor eletrônico: Luciana Araujo Pimenta
Tutor de sala: Andréia Cristina da Silva Santos

JEQUIÉ
2011

SUMÁRIO1. Relatório das Observações Realizadas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
2. Projeto de Intervenção
3. Relato da Intervenção
4. Relato da Mostra de Estágio
5. Considerações Finais
6. Referencias
7. Anexos

relatório das observações realizadas nos anos iniciais do ensino fundamental

O presente Projeto de Intervenção é pré-requisito curricular doMódulo 6 - Estágio Supervisionado, do Curso Pedagogia da UNOPAR.

Após análise diagnóstica na Escola verificou-se que o interesse dos alunos pela leitura ainda é bastante precário. Este fato, além de dificultar a aprendizagem em todas as séries e disciplinas, é a principal causa dos elevados índices de repetência nas séries iniciais. Além disso, este contexto dificulta o futuroexercício da cidadania, que é muito comum atualmente ao povo brasileiro.

Foi possível perceber nesse contexto a possibilidade de se desenvolver um projeto de estímulo à leitura, tendo como ferramenta básica a vasta utilização dos contos, fábulas, lendas, dramatizações e produção da escrita para somar no processo de crescimento intelectual, social e crítico desses alunos, a partir daconsolidação do seu gosto pela leitura.

projeto de intervenção

Essa proposta foi escolhida após uma análise diagnóstica realizada junto à instituição, onde verificamos, através de pesquisa por amostragem, a grande necessidade e desinteresse do alunado para com atividades de leitura, que venham contemplar gêneros literários diversos, que correspondam aos interesses enecessidades dessa faixa etária.

Os meios de comunicação, como a televisão, o rádio e a imprensa escrita, dada a grande velocidade e interesses distintos com que veiculam as informações, tendem a criar um nivelamento cultural e a padronizar o pensamento, impedindo que as pessoas tenham uma visão global e crítica da realidade. Além disso, a televisão e os moderníssimos jogos eletrônicosmonopolizam o campo do lazer, de forma que a leitura prazerosa passou a ficar relegada ao segundo plano, ou seja, a leitura entre os jovens passou a ser vista apenas como uma “chata” obrigação estudantil.

Partindo desses pressupostos, este Projeto de Intervenção, tem como objetivo despertar o interesse pela leitura e escrita levando-os a desenvolver a expressão oral clara, emitir suas opiniõese defender suas idéias, tornando-se cidadãos críticos e responsáveis, capazes de promover mudanças reais em nosso tão conturbado contexto social.

Para isso, dentro de uma abordagem interdisciplinar, será lançado mão de uma metodologia lúdica e envolvente na qual nos serviremos de dramatizações de histórias infantis e contos de fadas, teatro de fantoches, fitas de vídeo e materiaisdiversos, que atraem e estimulam os pequenos educandos, favorecendo a convivência com diversificados meios de comunicação e expressão.

1 Dados de Identificação

▪ Nome da escola:
▪ Turma:
▪ Série:
▪ Professor (a):
▪ Ano:
▪ Número de alunos:

2 Cronograma: 12...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio de estagio
  • Relatório de estagio
  • Relatorio de estagio
  • Relatorio de estágio
  • Relatório de estágio
  • Relatorio de estagio
  • Relatório de estágio
  • Relatorio de estágio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!