Relatório de estágio supervisionado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

ADRIANA CRISTINA DE SOUZA E BENTO

ESTÁGIO: INSTRUMENTAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Belo Horizonte
2010

ADRIANA CRISTINA DE SOUZA E BENTO

ESTÁGIO: INSTRUMENTAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, paraa disciplina Estágio Supervisionado I
Orientador: Profª. Melina Klaus
Tutor Eletrônico: Maristela Hernandez Laranjeira
Tutor de Sala: Carlos Helmar Duarte

Belo Horizonte
2010

Relatório de Estágio/observação – na Educação Infantil

Queremos construir escolas para onde as crianças eos jovens, os professores, todos, gostem de ir e sintam que são suas. Não
as abandonem e delas não se deixem expulsar . (Paulo Freire, 2008)

REFLEXÕES SOBRE A REALIDADE DO CONTEXTO EDUCACIONAL (SÍNTESE DAS OBSERVAÇÕES DOS ANEXOS 1,2,3,4,5).

O estágio realizado noInstituto Educacional Paulo Freire, foi muito importante para mim, já que minha experiência na área formal da educação, principalmente com crianças de faixa etária inferior à 6 anos é bastante restrita.

Na data e hora previsto para início do estágio, apresentei-me à coordenadora da unidade de educação infantil, onde fui muito bem recebida.

O estágio supervisionado foi realizado na Unidade 1 doInstituto Educacional Paulo Freire, situado à Rua Dr. Antônio Aleixo, nº 157 em Contagem/mg. Empresa da rede particular de ensino, sociedade limitada.

O Instituto Educacional Paulo Freire, foi fundado à 15 anos pela professora Maria Adair Batista Castro, que demonstra ser uma pessoa bastante qualificada e comprometida com seus objetivos pedagógicos e com a escola. Fundada nas mais variadasexperiências e no prazer de descobrir a vida, a instituição leva este nome em homenagem ao educador Paulo Freire, o qual serve de inspiração no que diz respeito aos princípios e ideais em vigência na escola.

A escola tem bom relacionamento com os pais e enfatiza em seu aspecto pedagógico a formação afetiva do educando, o que contribui para a fidelização de seus clientes e a constante procura porvagas.

Em seguida a coordenadora apresentou-me à professora regente da turma, que me apresentou aos alunos, e os apresentou à mim. Com bastante receptividade, os alunos e a professora cantaram, dando-me as boas vindas. Observei que a professora associa o educar e cuidar, respeitando os princípios éticos, da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, doexercício da cidadania, e também dos princípios éticos de sensibilidade, da criatividade, ludicidade e da diversidade. Desenvolve uma relação eficaz entre família e escola e que leva os alunos aos poucos à uma familiarização com a leitura e escrita, com contato cotidiano com livros, revistas, histórias, vídeos, dramatizações, etc.

Com sua dedicação e sabedoria, creio que a professora Heloísa será umreferencial para minha carreira que só está começando.

Apresentei como sugestão de recurso didático o projeto “Pedacinho de Todos Nós”. Com o objetivo de desenvolver competências sociais nas crianças de 4 a 6 anos de idade, o recurso mostra como as crianças podem exercer a amizade, identificação, sensibilidade e a fala pública sobre diferentes sentimentos; ensina como lidar com as emoções básicas,tais como: alegria, tristeza, saudade, raiva, entre outras. O projeto desenvolve as seguintes competências: afetividade, autoestima, otimismo, controle dos impulsos, empatia, prestatividade, solidariedade, sinceridade, saber ouvir, comunicação interpessoal, pensamento dirigido, autoconhecimento, administração das emoções, e principalmente o respeito às diferenças. Ao final da apresentação, e...
tracking img