Relatório de estágio supervisionado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
BELÉM – PARÁ
2006

I – INTRODUÇÃO
O presente Relatório de Estágio Supervisionado tem por objetivo desenvolver experiências práticas no campo da Ciência Contábil, mais especificamente na Área Financeira, a fim de um melhor preparo para o exercício da profissão, aprimorando a capacidade criativa e de análise crítica.
O estágio supervisionado foi realizadono Banco do Estado do Pará – BANPARÁ, na agencia de Icoaraci, e teve ênfase na área financeira. Este estágio proporcionou um aprimoramento aos meus conhecimentos, principalmente sobre a disciplina Instituição Financeira, do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis.
As atividades desenvolvidas nesse estágio foram fundamentais para o meu crescimento pessoal e profissional. As atividades do estágioforam exercidas na área financeira como: aplicação e controle do caixa, entrada e saída do movimento diário e mensal; empréstimos, captação e resgate de aplicações.
O estágio foi desenvolvido no período de dois anos (11 de fevereiro de 2004 à 11 de fevereiro de 2006), de segunda a sexta feira, de 8h às 14h, com uma carga horária de 30 horas semanais, totalizando 2.880 horas.
É relevanteressaltar que para efeito e legitimidade deste estágio foi considerado apenas os meses de Janeiro e Fevereiro de 2006, contabilizando 6 semanas com 180 horas no total.
Portanto, o desenvolvimento desse Estágio proporcionou-me adquirir e aprofundar conhecimentos referentes ao curso de Ciências Contábeis, bem como em refletir e qualificar a minha atuação profissional.

II – REVISÃO TEÓRICA
2.1 –Sistema Financeiro Nacional - SFN
Conhecer o Sistema Financeiro Nacional é preciso e necessário, pois este exerce grande importância na economia e segmento empresarial de um país. Para o crescimento de um país é imprescindível que haja investimento que precisa ser financiado. O financiamento é a vocação natural do SFN, que tem um papel fundamental nessa retomada, que é o de financiar os investimentosque um país necessita. Quanto mais eficiente e forte for o SFN, por certo, cumprirá melhor a sua vocação e teremos mais investimentos e mais crescimento no País. Fortuna (2002) define Sistema Financeiro:
"Como um conjunto de instituições que se dedicam, de alguma forma, ao trabalho de propiciar condições satisfatórias para a manutenção de um fluxo de recursos entre poupadores e investidores" (pg.15).
Assim, o Sistema Financeiro Nacional foi estruturado e regulado pela Lei de Reforma Bancária (1964), Lei do Mercado de Capitais (1965) e, mais recentemente, pela Lei de Criação dos Bancos Múltiplos (1988). É constituído por todas as instituições financeiras públicas ou privadas, onde o seu órgão normativo por excelência é o Conselho Monetário Nacional – CMN.
2.1.1 – As AutoridadesMonetárias:
O Conselho Monetário Nacional – CMN: O CMN é considerado o conselho de política econômica do país. É um órgão eminentemente normativo, não lhe cabendo funções executivas. Controla todo o sistema financeiro, sendo responsável pela fixação das diretrizes da política monetária, creditícia e cambial. Atualmente, o Conselho Monetário Nacional é composto por apenas três representantes: Ministro daFazenda (presidente), Ministro do Planejamento e o Presidente do Banco Central do Brasil.
O Banco Central do Brasil – BACEN: o BACEN é o órgão responsável pela execução das normas que regulam o Sistema Financeiro Nacional. É considerado um banco fiscalizador e disciplinador do mercado financeiro, pois define regras, limites e condutas das instituições. São suas atribuições agir como: banco dosbancos, gestor do Sistema Financeiro Nacional, executor da política monetária, banco emissor e banqueiro do governo. Portanto, o Banco Central possibilita ao Estado intervir diretamente no sistema Financeiro e, indiretamente, na economia.
2.1.2 - Autoridades de Apoio:
Comissão de Valores Mobiliários – CVM: A CVM é órgão regulador e controlador máximo do mercado de valores mobiliários. Ela tem...
tracking img