Relatório de estágio supervisionado i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Relatório apresentado para obtenção de nota parcial na disciplina Prática de Ensino da Língua Portuguesa e Literatura-Estágio Supervisionado I do Curso de Licenciatura em Letras da Universidade do Estado do Amazonas.

Orientadora: Ilma Marques Obando.

Tabatinga

2010

INTRODUÇÃO

Atualmente, considera-se a educação um dos setores maisimportantes para o desenvolvimento de um país. É através dela que os cidadãos produzem conhecimentos e ajudam no crescimento pessoal e da nação em que vive aumentando sua renda e qualidade de vida das pessoas inseridas no contexto.

O presente relatório tem por objetivo apresentar informações que foram adquiridos com as observações no decorrer do período de Estagio Supervisionado I, voltado para o ensinoda Língua Portuguesa nas séries do sexto ano “D”, sétimo ano “D” e “E”, na Escola Estadual Marechal Rondon.

Desta forma este relatório abordará um pouco da realidade da educação nesta instituição de ensino, observando o rendimento dos alunos durante a execução das aulas e o desempenho do professor em busca dos meios necessários para atingir seus objetivos com relação à aprendizagem.

Oestágio possibilita aos futuros professores a compreensão das ações praticadas dentro da instituição, assim dando uma prévia da realidade, como também do que nos queremos realmente para a preparação à inserção profissional. Vale ressaltar, que aprendemos observando o professor, porém, elaboramos nosso próprio modo de ser, um incentivo para a profissão futura.

Portanto, faz-se necessário que a educaçãoseja levada a sério e que a teoria e a prática caminhem juntas em favor de possibilitar a compreensão do aluno e que esta educação tenha efeito significativo em sua vida.

QUESTIONÁRIO DIAGNÓSTICO DA ESCOLA

IDENTIFICAÇÃO DA ESTÁGIÁRIO

OEstagiário Enelson Ramos Ramires, com número de matrícula 0728050016, matriculado no Curso de Licenciatura em Letras, 6º Período Vespertino, mora na RuaSantos Dumont, casa cento e oitenta e oito no Bairro Das Comunicações, município de Tabatinga, telefone (97) 91654218, e-mail: internelson@hotmail.com; Nasceu no dia cinco de Dezembro de mil novecentos e oitenta e quatro na cidade de Tabatinga no Estado do Amazonas, solteiro, de cor morena clara, sua ocupação no momento é de Auxiliar Administrativo no Centro Estudos Tecnológico do Amazonas CETAM, ede Estudante Universitário na Universidade do Estado do Amazonas, UEA.

1.2. DADOS DA ESCOLA

A Escola Estadual Marechal Rondon, é a pioneira do Município de Tabatinga, foi construída em 20 de dezembro de 1947, através de mutirão e inaugurada em 20 de janeiro de 1948. Chamava-se Escola São Sebastião, em homenagem ao santo. Foi dirigida por uma professora chamada Nazaré Franco Loureiro. Possuíaapenas uma sala de aula. Dois anos depois, por ser a única fonte cultural, passou a chamar-se Nova Esperança.

A escola era muito pequena e o número de pessoas interessadas no ensino era muito grande, desta forma passaram a ministrar aulas embaixo de uma mangueira existente ao lado da escola. Em quatro de abril do mesmo ano, o Sr. Farias cabo do Exército Brasileiro, juntamente com sua esposaSr. Oscarina Gomes, irmã do primeiro prefeito do município Sr. Oscar Gomes da Silva, passaram a fazer parte do corpo docente. Nessa mesma época, deu-se início a construção da igreja dos Santos Anjos, padroeiro do município. Em maio de 1952 um forte temporal destruiu as dependências da escola, fazendo com que os alunos passassem a estudar na paróquia.

Anos mais tarde a escola passou a chamar-seGrupo Escolar Sete de Setembro. Em maio com a chegada do Plano Piloto e com a ajuda da professora, Astrogilda e do bispo do Alto Solimões, Dom Alberto Marzi e com o convênio do Comando Militar da Amazônia-(CMA), foram determinados a construção de uma nova escola. Por localizar-se próximo ao Marco Divisório, deu-se o nome de Grupo Escolar Marechal Rondon, em homenagem ao patrono das comunicações...
tracking img