Relatório de estágio supervisionado i: programa de erradicação do trabalho infantil – peti

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade federal da Paraíba
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Departamento de Serviço Social

Emanuelle Galdino de Oliveira Moura.

Relatório de Estágio Supervisionado I:
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI

Relatório apresentado como conclusão do
Estágio Supervisionado I, do Curso de Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba.

Período: Abril aJulho de 2012.

João Pessoa, novembro de 2012.
FOLHA DE ASSINATURAS

Emanuelle Galdino de Oliveira Moura

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

______________________________________________
Emanuelle Galdino de Oliveira Moura
Discente Estagiária
Matricula: 10923826

________________________________________________
Leni Cristina Monteiro da Silva
Supervisora de Campo AssistenteSocial
CRESS: 3126

_____________________________________________
Porf° Mestr° Valéria Costa Aldeci de Oliveira
Supervisora Pedagógica
SIAPE: 1313488-4

Identificação

Nome: Emanuelle Galdino de Oliveira Moura.

Curso: Serviço Social.

Matricula: 10923826.

Período: 6°.

Instituição de Estagio: SEDES/DAS/PETI (Secretaria de Desenvolvimento Social/Departamento de AssistênciaSocial/Programa de Erradicação do Trabalho Infantil).

Carga horária: 270 h/a.

Supervisora de Campo: Leni Cristina Monteiro da Silva.

Supervisora Pedagógica: Valéria Costa Aldeci de Oliveira.

I. Introdução

O estágio supervisionado obrigatório é um dos pré-requisitos do projeto pedagógico do curso de Serviço Social, para obtenção do diploma, pois defini-se enquanto ato educativodesenvolvido em determinado espaço sócio ocupacional no qual encontra-se um profissional habilitado, nesse caso a(o) Assistentes Sociais, que irá supervisionar e orientar a(o) estudante, no seu campo de atuação.
O projeto-pedagógico do curso de Serviço Social é orientado pelas diretrizes curriculares da Associação Brasileira de Ensino Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), que define a formaçãoprofissional como implicada na capacitação teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa, sendo indissociáveis no ensino e na atuação das(os) futuras(os) profissionais. A ABEPSS define o estagio supervisionado como,

uma atividade curricular obrigatória que se configura a partir da inserção do aluno no espaço sócio-institucional objetivando capacitá-lo para o exercício do trabalhoprofissional, o que pressupõe supervisão sistemática. Esta supervisão será feita pelo professor supervisor e pelo profissional do campo, através da reflexão, acompanhamento e sistematização com base em planos de estágio, elaborados em conjunto entre Unidade de Ensino e Unidade Campo de Estágio, tendo como referência a Lei 8662/93 ( Lei de Regulamentação da Profissão ) e o Código de Ética do Profissional( 1993 ). O Estágio Supervisionado é concomitante ao período letivo escolar. (ABEPSS,1996)

Está diretriz é fundamentada na lei de n° 11.788, de 25 de setembro de 2009. Enfatizando no Art. 1° inciso 2° “O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para vida cidadã e para otrabalho”. Deste modo, trona-se de fundamental importância nossa inserção no espaço de atuação das(os) Assistentes Sociais através do estagio obrigatório supervisionado, sendo orientadas(os) com base no atual código de ética da profissão do ano de 1993, que defende o projeto societário da classe trabalhadora, voltado para a emancipação humana.
Com base nesses argumentos, venho neste relatóriodescrever as experiências apreendidas no campo de estagio, realizado no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) da cidade de João Pessoa, tendo como orientadora de campo vinculada na disciplina Estágio Supervisionado I a assistente social Leni Monteiro e como orientadora pedagógica vinculada na disciplina Metodologia do Trabalho Social I a professora mestre Valéria Costa, ambas devidamente...
tracking img