Relatório de estágio supervisionado em ensino fundamental

Introdução

O presente estágio de docência no Ensino Fundamental, tem como objetivo, observar como se desenvolve o ensino em sala de aula, de que maneira a professora conduz a aprendizagem,como se processa a apreensão do conhecimento pela criança. Objetiva ainda analisar como é a interação dos alunos com a professora, dos alunos entre si e com o ambiente no cotidiano escolar.
Oreferido estágio é de suma importância para instrumentalizar o estudante de Pedagogia e futuro profissional da educação, para que o mesmo se familiarize com a prática da sala de aula, conviva com os alunos eprofessores e habitue-se ao ambiente escolar com seus problemas, desafios, dificuldades, mas também repleto de alegria, realizações e sobretudo, cheio de crianças e jovens transbordantes de vida evontade de aprender.
Este trabalho tem por objetivo apresentar as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado em Ensino Fundamental II, do Curso de Pedagogia da UERJ, comocumprimento de exigência curricular da Nova LDB (nº. 9394/96).
Os dados relativos ao estágio serão apresentados seguindo esta ordem: 1ª parte, sobre funcionamento e estrutura da instituição, 2ª parte,sobre as observações feitas durante o estágio e 3ª parte, que são as conclusões feitas a partir da minha prática docente durante o estágio.
Todo o estágio ocorreu na Escola Municipal OctávioFrias de Oliveira, no mês de junho de 2011. Escolhi esta instituição pela proximidade com minha residência, e também por estar familiarizada com os funcionários. Esta instituição me elucidou muitosaspectos importantes, tanto na relação entre os docentes, quanto na relação aluno-professor, mostrando-me que muito da teoria e prática que estudei durante meu curso não são aplicáveis, devido asdivergências de condição social e, principalmente, de personalidade dos alunos.
Portanto durante este estágio pude vivenciar diferentes práticas e formas de trabalho com as crianças, além de entender...
tracking img