Relatório de estágio supervisionado - educação infantil

SUMÁRIO



1 – Introdução 04

2 – A escola e sua história 06

3 – A escola e sua cultura escolar 08

4 – Os fundamentos do Projeto Político Pedagógico 10

5 – A prática do ProjetoPolítico Pedagógico no cotidiano
da escola 12

6 – Conclusão 13

7 – Bibliografias 15
















INTRODUÇÃO

Em cumprimento às exigências do Estágio Curricular Supervisionado doCurso de Pedagogia da Universidade de Uberaba, modalidade à distância, realizou-se esta atividade que aqui será relatada.
Trata-se que um componente curricular obrigatório, um momento na formaçãoem que o graduando pode vivenciar experiências, conhecendo melhor sua área de atuação. O estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectosindispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia-a-dia.
O Estágio Supervisionado tem como objetivos: Oferecer ao futuro licenciado um conhecimento do real em situaçãode trabalho, isto é, diretamente em unidades escolares dos sistemas de ensino; Acompanhar aspectos da vida escolar que não acontecem de forma igualmente distribuída pelo semestre, concentrando-se emsituações, tais como: da elaboração do projeto político, da matrícula, da organização das turmas e do tempo e espaço escolar; Integrar as questões teóricas às questões práticas, vivenciadas ao longo docurso, possibilitando a construção de conhecimento significativo pela ação – reflexão – ação. A realização do estágio foi incentivada como forma de aproximar os alunos das necessidades do mundo dotrabalho, criando oportunidades de exercitar a prática profissional.
O Estágio se torna importante, pois assumimos um compromisso com a educação reconhecendo a necessidade de aprimoramento em seusconhecimentos, sabendo analisar criticamente o cotidiano e estabelecer ligação entre teoria e prática. Desta forma, não será apenas objeto, mas, sujeito na transformação social através de sua prática...
tracking img