Relatório de estágio supervisionado - educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2557 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO



1 – Introdução 04

2 – A escola e sua história 06

3 – A escola e sua cultura escolar 08

4 – Os fundamentos do Projeto Político Pedagógico 10

5 – A prática do Projeto Político Pedagógico no cotidiano
da escola 12

6 – Conclusão 13

7 – Bibliografias 15
















INTRODUÇÃO

Em cumprimento às exigências do Estágio Curricular Supervisionadodo Curso de Pedagogia da Universidade de Uberaba, modalidade à distância, realizou-se esta atividade que aqui será relatada.
Trata-se que um componente curricular obrigatório, um momento na formação em que o graduando pode vivenciar experiências, conhecendo melhor sua área de atuação. O estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece osaspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia-a-dia.
O Estágio Supervisionado tem como objetivos: Oferecer ao futuro licenciado um conhecimento do real em situação de trabalho, isto é, diretamente em unidades escolares dos sistemas de ensino; Acompanhar aspectos da vida escolar que não acontecem de forma igualmente distribuída pelo semestre, concentrando-se emsituações, tais como: da elaboração do projeto político, da matrícula, da organização das turmas e do tempo e espaço escolar; Integrar as questões teóricas às questões práticas, vivenciadas ao longo do curso, possibilitando a construção de conhecimento significativo pela ação – reflexão – ação. A realização do estágio foi incentivada como forma de aproximar os alunos das necessidades do mundo dotrabalho, criando oportunidades de exercitar a prática profissional.
O Estágio se torna importante, pois assumimos um compromisso com a educação reconhecendo a necessidade de aprimoramento em seus conhecimentos, sabendo analisar criticamente o cotidiano e estabelecer ligação entre teoria e prática. Desta forma, não será apenas objeto, mas, sujeito na transformação social através de sua práticaeducativa, nos leva a refletir sobre nossa formação. Nossas ações no futuro dependerão de nossa formação acadêmica que deve ser pautada por um processo de ação-reflexão entre teoria e prática. Nossa prática educativa tem que ser bem fundamentada em questões relevantes para a formação crítica e construtiva de outros seres humanos.
A fundamentação teórica para observação da instituição escolar e paraanálise dos dados coletados será baseada nos livros adotados para leitura, reflexão dos Roteiros de Estudo e em nossa experiência profissional.
O estágio se inicia nesta quarta etapa no Ensino Fundamental, com carga horária de 100 horas, organizadas para o estudo e realização de quatro atividades assim distribuídas:
1. A escola e sua história: conhecimento da história da instituição escolar
2.A escola e sua cultura escolar: a organização do tempo e do espaço escolar
3. Os fundamentos do Projeto Político Pedagógico: conhecimento e análise do Projeto Político Pedagógico.
4. A prática do Projeto Político Pedagógico no cotidiano da escola: conhecimento da prática pedagógica do Projeto Político Pedagógico.









ATIVIDADE 1. A ESCOLA E SUA HISTÓRIA: conhecimento da históriada instituição escolar

Este capítulo, intitulado A escola e sua História, diz respeito à primeira atividade do Estágio Curricular Supervisionado e tem por objetivo produzir o conhecimento sobre a escola-campo escolhida para estagiar.
A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Fazenda Camilo Bridi”, localizada na comunidade da Praça Oito, Município de Itarana – ES. Atende auma clientela com algumas pessoas de classe média e na sua maioria de classe baixa e meeiros. O tipo de atividades predominantes é a classe de operários. Trabalhadores rurais, funcionários com baixo padrão de vida, salientando-se a classe de comerciantes e pequenos proprietários. Nossa clientela é produto desse padrão de vida e que recebe influencia de alguns meios de comunicação como televisão,...
tracking img