Relatório de estágio supervisionado do curso de letras

Páginas: 6 (1366 palavras) Publicado: 25 de outubro de 2011
INTRODUÇÃO

1. Apresentação:

O objetivo principal deste relatório é apresentar os aspectos pedagógicos do Colégio Estadual Santo Antônio. Os princípios que norteiam este estabelecimento para que haja um bom aprendizado por parte dos alunos. O planejamento das atividades escolares é uma necessidade premente, tendo em vista atingir os resultados da ação educacional previstos nalegislação em vigor e especificamente, na LDB 9394/96. Dessa maneira, as atividades escolares, devem ser objeto de reflexão por parte do coletivo da escola, incluída a comunidade e os próprios alunos. Dessa reflexão surgirão os caminhos a serem trilhados na ação educacional, materializados na forma de proposta pedagógica, planos de curso anuais e o plano de gestão escolar, sendo este elaborado para umperíodo de consecução mais amplo, de quatro anos, incluindo todos os dados e informações, diretrizes e normas de trabalho pedagógico e administrativo.



DESENVOLVIMENTO:

1.2 Identificação:
Escola Estadual Santo Antônio.

1.3 Localização:

Rua Benjamin Dumontes, nº 03 Duque de Caxias – Xerém/RJ – Tel: 3658-7764.

1.4 Projeto pedagógico:

A proposta Pedagógica do colégioestá baseada no método construtivista, ou seja, o objetivo é levar a criança e o adolescente a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, dos objetivos, das relações, do espaço e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar.

No Ensino Fundamental, a proposta pedagógica do colégio privilegia o ensino enquanto construção do conhecimento, odesenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social utilizando, para isso, os conteúdos curriculares da base nacional comum e os temas transversais, trabalhados em sua contextualização.

No Ensino Médio, Com a aprovação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), e legislação complementar aprovada pelo MEC através doConselho Nacional da Educação, determinou-se que o Ensino Médio deveria ser considerado como parte integrante da Educação Básica1.

O diferencial do colégio, está no investimento em formação continuada que possibilita
uma maior coerência entre as práticas realizadas pelos docentes e os pressupostos educacionais
estabelecidos no projeto pedagógico, bem como o aprimoramento permanente dasaulas e
atividades complementares que compõem o currículo.

1.5 - Modalidades de Ensino: Cursos e Ciclos
.
O colégio oferece cursos de Ensino Fundamental ( Ciclos I e II ), Classes de Aceleração - Ciclo I (AC I e AC II) e Ensino Médio Flexibilizado, ministrados em horários diferenciados, nos períodos matutino, vespertino e noturno, em 3 turnos. O que corresponde a 1.771 alunos nosperíodos diurnos, em 44 classes e 447 alunos no período noturno, em 10 classes.



1.6 – Concepção da Gestão Educacional

Fazendo parte da comunidade, é fundamental que a Escola conheça o contexto social de sua vizinhança e da clientela a que serve. Entretanto, nem sempre essa percepção é alcançada pelas unidades escolares, muitas vezes absorvidas na atividade educativa como expressão deum processo burocrático e indefinido. Conhecer a comunidade em que está inserida (e, portanto, sua clientela), suas necessidades, potencialidades e expectativas, adequando a elas seu trabalho de atendimento educacional, é a única forma possível para a Escola atender às suas finalidades, que é
o de formar cidadãos, conscientes e capazes, fornecendo, ainda, os conteúdos e habilidades necessários àsua melhor inserção no ambiente social.

1.7 – Características profissionais da equipe técnico-pedagógica

Oferecendo Ensino Fundamental (Ciclos I e II ), Classes de Aceleração e Ensino Médio Flexibilizado, a Escola conta com 75 professores em seu quadro, sendo 5 afastados por motivos diversos (2 deles atuando como Professores-Coordenadores na Escola) e 14 eventuais. A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório do Estágio Supervisionado II
  • relatório de estágio supervisionado letras
  • Relatório de estágio supervisionado i
  • relatorio de estagio supervisionado do curso de bioligia
  • Exemplo de Relatório Final Estágio Supervisionado 1 em Letras
  • Relatório de estagio ensino fundamental curso de letras
  • Relatório de Estágio
  • relatorio de estagio supervisionado do curso de licenciatura em matemática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!