Relatório de Estágio no Ensino infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI – UESPI
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ADISTÂNCIA – NEAD



FRANCISCO DE ASSIS DO NASCIMENTO OLIVEIRA















RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO INFANTIL






















TERESINA-PI
2014
Francisco de Assis do Nascimento Oliveira








RELATÓRIO DEESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO INFANTIL











Relatório de estágio supervisionado
Apresentado para conclusão do curso
De pedagogia, sob a coordenação da.
Profª Rosane Pereira de Sousa Correia




















TERESINA-PI
2014
SUMÁRIO



1. INTRODUÇÃO
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 OBSERVAÇÃO
2.2 SITUAÇÃO ADMINISTRATIVA
2.3 SITUAÇÃO PEDAGÓGICA
2.4SITUAÇÃO FÍSICA
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
4. ANEXO
4.1 ANEXO 1. CONTROLE DE FREQUENCIA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO
4.2 ANEXO 2. DECLARAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
4.3 ANEXO 3. FOTOS DO ESTÁGIO

































1. INTRODUÇÃO




Estágio supervisionado no ensino infantil é o momento de grande importância na formação dos alunos do curso depedagogia, pois é a oportunidade de vivenciar a prática pedagógica em sala de aula com as crianças desta faixa etária.
Através deste estágio temos o primeiro contato com crianças que estão iniciando a alfabetização, conhecendo as letras, e os números, passando a desenvolver a leitura e muitas outras habilidades fundamentais para seu desenvolvimento cognitivo e social, que serão necessário paraaquisição do conhecimento, como também para sua formação de individuo consciente de seus direitos e deveres, aprendendo reter tudo ambiente escolar proporcionam aos alunos.
O estágio divide-se em etapas: em primeiro a observação da estrutura física da escola onde observamos as reais condições físicas das instalações do prédio escolar. Em seguida observamos a rotina das aulas, como o professortitular ministra suas aulas, quais os métodos utilizados e quais os recursos pedagógicos e audiovisuais são usados na transmissão de suas aulas.
No terceiro momento participamos da ação docência, ou seja, da prática pedagógica em sala de aula onde se pratica os requisitos básicos que são indispensáveis para formação do futuro educador como o domínio dos conteúdos, postura diante dos alunos,habilidades e competências para ensinar superando dificuldades criando estratégias que venham de encontro a uma melhor qualidade do ensino aprendizagem.







































2. DESENVOLVIMEMTO


O estágio supervisionado no ensino infantil realizado no centro municipal de educação infantil Amélia Bevilaqua localizado na Rua Mariano Gaioso s/nbairro Santa Maria da Codipi, zona norte, Teresina-PI.
O período de realização foi de 20 de agosto a 12 de setembro equivalendo a uma carga/horária de 70horas.
No primeiro momento fizemos a observação da instituição de ensino tanto física como administrativa e pedagógica.
No segundo momento participamos da prática da docência em sala de aula, onde tivemos a oportunidade de vivenciar em sala deaula as práticas pedagógicas para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças, como participar das aulas auxiliando a professora na aplicação das atividades e de momentos de lazer e brincadeiras, pois na semana da pátria aconteceu em toda escola aulas sobre a independência do Brasil através de vídeos infantil e histórias contadas por meios de brincadeiras. Houve também o tradicional banho depiscina e mangueira no pátio da escola para as crianças, que foi um momento de muita diversão e alegria para as crianças e professores.































2.1 OBSERVAÇÃO


Durante o estágio observamos que o centro de educação municipal Amélia Bevilaqua possui uma estrutura física razoavelmente conservada, com 03 salas de aulas, 01 sala da direção,...
tracking img