Relatório de estágio lingua inglesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2970 palavras )
  • Download(s) : 1
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


O objetivo do Estágio de Observação é oferecer aos acadêmicos um primeiro contato com a realidade do contexto escolar, ter uma visão do que é uma sala de aula e ver o contato entre aluno e professor.
O estágio de observação supervisionado da Língua Inglesa foi realizado nas Escolas Estaduais “Olimpio João Pissinati Guerra” situado na Rua das Bilbérgias nº 422no Jardim Primaveras e “Enio Pipino” situado na Rua dos Cajueiros nº 1421 no Setor Comercial do município de Sinop. Com o objetivo de conhecer a rotina das escolas, realizando observação e interação nas salas do Ensino Fundamental e Médio.
A realização do estágio supervisionado tem importância na formação do graduando, pois é o momento em que ele pode vivenciar experiências, conhecendo melhorsua área de atuação, tendo contato com a realidade da sala de aula.
O exercício da prática nos leva à consciência e responsabilidade da bagagem cultural, social e cognitiva dos alunos; foi de grande valia os conhecimentos adquiridos durante o estágio supervisionado da Língua Inglesa. Assim pude conhecer como é o diálogo entre professor e aluno, e levar essa prática para minha vidaeducacional.


































Escola estadual olimpio joão pissinati guerra

ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO


Aspectos físicos e humanos:
A Escola Olimpio João Pissinati Guerra fica localizada na Rua das Bilbérgias nº 422 Jardim das Primaveras; foi criada em 22-01-1985 e só foi reconhecida em 18-02-1986.
Oferece turmas de ensino médio e fundamental, nos períodosmatutinos e vespertinos com 986 alunos nos dois períodos.
A escola tem trinta e um (31) professores, sendo quatorze (14) efetivo e dezessete (17) contratados. A escola possui 69 profissionais sendo professores, zeladoras, cozinheiras etc.


Aspectos pedagógicos:
Projetos:
➢ Jogos e gincanas- Ed. Física;
➢ Teatro e música- Artes;
➢ Painéis e fotos- História;
➢Jogos e noites culturais.
Subprojetos:
➢ Horta;
➢ Reciclagem de papel;
➢ Pintura em mural;
➢ Jornal da escola;
➢ Jardinagem e Arborização;
➢ Trabalhos Pedagógicos, Valores culturais, integrar elementos da vida social aos conteúdos trabalhados.


Descrição das aulas observadas:
➢ Ensino Fundamental:
No dia 24-08-2012 no primeiro dia de estágio entramos nasala do 9º ano B, como era o primeiro dia de estágio fomos logo notadas pelos alunos e a professora se encarregou de fazer as apresentações; dizendo que nós estávamos concluindo o curso de Letras para também ser professora. Um aluno disse: “Coitada de você, quer mesmo ser professora?”.
Isso me passou a ideia que a profissão não é boa ou que é uma tarefa muito difícil, mas respondi quegostava do que iria fazer especialmente dar aulas de Inglês.
Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva diz:
Aprender a língua inglesa hoje é tão importante como aprender uma profissão. Esse idioma tornou-se tão necessário para a vida atual que, para conseguirmos aprimorar qualquer atividade profissional, seja no campo da medicina, da eletrônica, física, etc., temos que falaringlês.
Ontem o latim era obrigatório em todas as escolas e, como língua universal, tornou-se o símbolo da cultura. Hoje, o “inglês” tornou-se mais importante e essencial idioma do século XX.


A professora fez a chamada, chamando pelos nomes dos alunos e não por números, fato importante de se observar, pois quando o aluno é chamado pelo número ele perde sua identidade no ambienteescolar.
Pôde se notar que a professora tem autoridade com seus alunos, ela fala com firmeza e eles obedecem. Para começar a aula ela pede para que eles peguem o livro didático para fazer atividades. Os dicionários são distribuídos para ajudá-los com os exercícios; ela pede para que eles façam as atividades em duplas.
Nas atividades era para eles relacionar os pássaros com a fase da...
tracking img