Relatório de estágio em análises clínicas.

Colégio Fernão Dias Pais























Laboratório de Análises Clínicas Fernão Dias Pais

















Rua Euclides Cunha, 70 — Centro — Osasco — SP
Relatório de Estágio























Curso Colegial Técnico em Análises Clínicas




































UlissesLeon Marcinkowski Clemente

Introdução

O estágio foi realizado no laboratório de Análises Clínicas do Colégio Fernão Dias Pais – O colégio possui ensino infantil, fundamental, médio, e cursos superiores de bacharelados até pós graduações. O ensino médio é dividido entre o colegial tradicional e colegial técnico, tendo a disposição os cursos técnicos de eletrônica, administração, processamentode dados e por fim análises clínicas. A instituição conta com mais de cem funcionários entre mestres, pedagogos, diretores e faxineiros.
A área a qual a instituição ocupa possui três prédios, denominados prédios A, B e C. O prédio A é designado para o ensino colegial onde também se localizam os laboratórios de eletrônica, processamento de dados e patologia clínica. Com quatro andares ao todo, oprédio conta com vinte salas de aula e banheiros femininos e masculinos para cada andar. O laboratório de analises clínicas se localiza no primeiro andar deste prédio.
O espaço que o laboratório ocupa é dividido entre duas salas para que possa providenciar o estudo para mais de uma classe ao mesmo tempo, sendo um laboratório denominado A (o de entrada) e o outro laboratório de B (localizado aesquerda do laboratório principal). Estes laboratórios são preparados com bancadas e cadeiras para que os alunos possam sentar e ter um meio de se apoiarem e colocarem seus materiais. Por necessidade de manter alguns tipos de materiais refrigerados ou até congelados, os laboratórios também possuem duas geladeiras com congeladores, uma para cada laboratório. Estas geladeiras possuem uma divisãoespecífica dos materiais que abrigam, sendo que a geladeira do laboratório A abriga os kits e bolsas de sangue que são especificamente utilizados nas técnicas de imunologia, já a segunda geladeira localizada no laboratório B armazena amostras sanguíneas junto com os kits ligados às práticas de bioquímica e hematologia. Todos os materiais de ambos os laboratórios estão categoricamente separados porarmários localizados nas laterais dos mesmos, o que acaba por formar pequenos corredores em conjunto com as bancadas. Nos armários do laboratório A encontraremos estantes, peneiras, tampas de plástico e vidro, copos de precipitação, beckers, funis, cálices de Hoffman, erlenmeyers, balões, provetas etc. No laboratório B há uma grande presença de substâncias químicas diversas como ácidos, sais, bases,além de kits para estudo microbiológico e bioquímico. Um terceiro laboratório, porém menor em relação ao outros dois, chamado de Interlab é ligado ao laboratório A e tem como principais funções armazenar produtos químicos, espatulas, alças de platina, tubos de vidro de diversos tamanhos e formatos e pipetas em prateleiras. Possui uma pia com um destilador acima para que os materiais utilizados sejamlimpos e possa ser produzida água destilada. Nesta mesma sala em um determinado espaço são depositadas as caixas de objetos perfuro cortantes descartados, amostras e outros tipo de lixos biológicos de maneira fechada e protegida até que uma empresa terceirizada venha os recolher.

Evolução

O curso de Análises clínicas coloca à disposição durante três anos o estudo teórico de Fisiologia,Citologia e Parasitologia, além de um aprofundamento prático nas áreas de Bioquímica, Microbiologia, Hematologia, Imunologia, Práticas Laboratoriais e Controle Laboratorial. Durante o curso foram realizadas mais de mil horas em aulas práticas com a finalidade de instruir e experienciar os estagiários. Entre os exames solicitados com maior frequência para laboratórios de análises clínicas são:...
tracking img