Relatório de estágio em administração

UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO

UNISA DIGITAL

A IMPORTÂNCIA DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES

Stefany Elias dos Santos RA. 1810570

São Paulo
2010
UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO

UNISA DIGITAL

A IMPORTÂNCIA DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES

Relatório Final (ou Parcial) apresentado por
STEFANY ELIAS DOS SANTOS – RA 1810570
MÓDULO 10, Curso deAdministração
como requisito para o
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I

Área de Concentração: RECURSOS HUMANOS
Prof. Orientador: Alexandre Santos

São Paulo
2010

Sumário

1. Resumo 1
2. Caracterização da empresa 1
3. Justificativa do Tema 2
4. Objetivos Gerais 3
5. Objetivos Específicos 3
6. Desenvolvimento do Tema 4
6.1 Tarefas Realizadas 7
7. Metodologia 10
8. Conclusão 11
9.Referências bibliográficas 13
Anexos 15

1. - Resumo

Este trabalho busca trazer uma contribuição para caracterizar o estágio atual em que se encontram as organizações, em termos de Administração de Recursos Humanos e possíveis tendências. Para isso foram feitas pesquisas em livros de grandes autores que falam sobre essa área.

Este trabalho faz um panorama do estágio atual em que estasempresas se encontram, quanto à posição que a área ocupa dentro da Organização, e quanto a algumas de suas funções principais: recrutamento e seleção, treinamento e remuneração. Ao final do trabalho, a conclusão de que a área de RH vem assumindo, cada vez mais, um papel estratégico nas organizações e ainda tem grandes espaços para desenvolvimento em nosso país.

2. -Caracterização da Empresa

Nomeda empresa: Rafasam Ensino de Idiomas e Comercio de Livros Ltda-ME

Nome Fantasia: CCAA Butantã (Franquia do CCAA)

Endereço: Rua Manoel Jacinto, 57 – Vila Morse – São Paulo – SP

Histórico: A história do CCAA começou em 1961, em uma pequena cidade do Rio de Janeiro. Waldyr Lima, fundador da empresa, com base nas necessidades do aluno brasileiro, desenvolveu um exclusivo método interativo deensino, fruto de pesquisas feitas em cursos de vários países.

Para atender às especificidades de sua metodologia exclusiva, surgiu, em 1967, a Waldir Lima Editora, que, com seu Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento, começou a desenvolver o material didático adequado.

O sucesso da metodologia e do material foi tamanho que, rapidamente, a Waldir Lima Editora começou a vender seus livrospara instituições de ensino de outros municípios e estados. Por isso, em 1969, mais uma vez de forma pioneira, a Waldir Lima Editora desenvolveu um sistema de concessão de uso do material, o qual evoluiu para um sistema de franchising que, enfim, gerou uma das maiores redes do segmento de educação e treinamento do país.

Em 1982, o CCAA saiu de novo à frente da concorrência coma utilização deaparelhos de TV e videocassetes em sala de aula. E sua pesquisas de aprimoramento levaram o CCAA a implementar, na década de 1990, antes, portanto, do surgimento da internet, as aulas interativas em computadores, para fixação do vocabulário.

Os excelentes resultados de sua metodologia exclusiva levaram o CCAA para o exterior. Em 1993, foi fundado em Miami, na Flórida, o CCLS (Cultural Center forLanguage Studies), que oferece aulas de idiomas para alunos estrangeiros. Hoje, o CCAA tem 20 franquias em oito países.

Em 2005, o CCAA ampliou seu desafio: inaugurou, no Rio de Janeiro, a Faculdade CCAA, fruto da experiência do Grupo CCAA no desenvolvimento de um ensino diferenciado, que se destaca por oferecer a seus alunos um ensino personalizado.

O CCAA esta há quase meio século nosegmento de ensino de idiomas, oferecendo sempre um alto padrão de qualidade. Hoje, são mais de 800 franquias do CCAA e mais de 210 mil alunos em todo o mundo aprendendo inglês e espanhol nas franquias do CCAA, por meio de seu exclusivo sistema de ensino, e centenas de empresas, instituições de ensino superior e escolas de educação básica utilizam o método do CCAA, desde a educação infantil até o...
tracking img