Relatório de estágio educação infantil

INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado propõe o fortalecimento da relação entre a teoria e a prática, torna-se um momento de importante contribuição no processo de formação docente. Proporciona a nós futuro educadores, um contato imediato com o ambiente que envolve o cotidiano de um professor de educação infantil.
O presente relatório de estágio foi desenvolvido com base em observaçõesrealizadas na Creche Diamantina Bertolina da Conceição, situada na cidade de Florianópolis.
Esta instituição da rede pública municipal, atende hoje a cento e cinquenta e um alunos, na faixa etária de 2 à 6 anos.
Durante o período de permanência na instituição foi possível verificar o ambiente escolar, a sala de aula e como acontecem os processos de interação aluno/aluno e aluno/professor. Observaçõescriteriosas nos permitiram entender na prática um pouco mais de como se dá o processo de ensino – aprendizagem nessa faixa etária.
O presente trabalho foi de extrema importância para nós futuros educadores, pois, tivemos a oportunidade para desenvolver algumas habilidades, complementar a teoria através da prática, e principalmente refletir a cerca da construção de nossa identidade enquanto futuroseducadores.
O objetivo deste trabalho é relatar e refletir a cerca das atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado de educação infantil, os dados relativos ao estágio serão apresentados seguindo a presente estrutura: caracterização da escola, concepção de infância, formação profissional na educação infantil e organização espaço/ambiente na educação infantil.

DESENVOLVIMENTOCARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

A Creche é, uma instituição pública municipal, , na cidade de Florianópolis, foi fundada no dia 23 de março de 2002.
Esta instituição atende em período integral nos turnos da manhã e da tarde, o horário de funcionamento é das 7:00 às 19:00 horas.
Atende atualmente a cento e cinqüenta e um alunos na faixa etária de 2 a 6 anos.
A Creche Diamantina organiza o espaço porsalas, assim denominadas: berçário I (B I), maternal I (M I), maternal II (M II), maternal III (MIII), grupo IV (G IV),grupo V (G V) e grupo VI (G VI). O número de alunos em cada sala varia de 15 a 25.
Segundo a diretora, seguindo a proposta pedagógica da escola, as salas de berçário I e maternal II, atendem 15 alunos por sala devido a faixa etária e a necessidade de se dispor de um tempo maiorpara atividades relacionadas a higiene.
A creche dispõe de sete professores e doze auxiliares de sala. Os professores, todos tem formação superior em pedagogia, e na sua maioria mestrado em educação infantil, já os auxiliares de sala na maioria tem licenciatura em pedagogia com exeção de alguns que ainda estão cursando.
A creche conta na parte administrativa com uma secretária, e a diretora quepor sua vez também realiza o trabalho de orientação pedagógica junto às professoras.
Na parte da alimentação das crianças a creche disponibiliza de duas merendeiras, também nos serviços gerais há duas pessoas encarregadas. Para compor o quadro de funcionários também contam com o trabalho de um vigia noturno.
A creche Diamantina possui um espaço físico amplo e, muito bem distribuído.
Observou-se6 salas de aula, refeitório bem amplo e arejado onde, uma das paredes é revestida por grandes espelhos, sala da direção, sala dos professores, banheiro para funcionários, cozinha, depósito para materiais de limpeza, depósito para alimentos e lavanderia. A parte externa é composta por dois parques sendo uma para as crianças “maiores e, outro para os “menores”, ainda observamos uma horta cultivadapelas crianças, jardim também construído com a participação das crianças.
Na sala da direção observou-se um computador, uma máquina de xérox, que segundo a diretora fica à disposição das professoras como apoio para a realização de trabalhos para as crianças.
Observamos que a creche disponibiliza de 2 televisores, 1 aparelho de DVD, 3 aparelhos de som, sendo que um não está funcinando.
Não há...
tracking img