Relatório de estágio educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO

A Escolinha Petutty s/c Ltda, na Vila das margaridas, bairro Jardim Paulista, bairro de classe média, da cidade de São José dos Campos. Esta escola trabalha com alunos no regime integral, ou seja, os alunos entram na escola às 7h e saem às 17h, sendo que a secretária funciona das 7h às 12h e das 13h às 18h.
A escola atenda crianças de pais que não podem ficar com o filho emcasa, pois trabalham o dia inteiro. Esta situada em um ponto de fácil acesso e muito próximo de comércio, a maioria dos pais trabalham por perto. Deixam o filho de manhã e só buscam depois do expediente.
A escola conta com uma sala de vídeo, uma sala de informática, uma sala do berçário, duas salas de aula, dois banheiros, um banheiro dos professores e funcionários, uma secretaria, uma sala dosprofessores, uma cozinha, uma área coberta para brincadeiras, um espaço amplo do parque e um refeitório.
Nesta escola atuam: uma diretora, um servente, uma merendeira, 4 professores.
O meu estágio foi realizado entre os dias 18/10/10 até 17/11/10. Cada dia de estágio a carga horário de 5 horas, totalizando 100 horas na educação infantil.
Ao longo dos dias comecei a observar o comportamento dosprofissionais da área, diante da realidade de cada aluno. Como lidavam com questões ligadas ao respeito e atitudes solidárias, tanto dentro da escola ou diante a sociedade.
Diante de relatos de professores, me interessei em saber mais sobre o trabalho da escola em formar alunos conscientes e solidários uns com outros. Além disso, descobri a importância de se trabalhar com os temas transversais emtodas as idades.
Assim, fiz minhas observações no infantil I com 5 alunos. Os alunos como esperado, são bastante agitados e curiosos, normal pela idade que tem. Fazendo com que a professora crie diversas atividades diferentes para chamar a atenção dos alunos.
A professora é bem criativa e dinâmica, consegue chamar a atenção dos alunos em todas as atividades realizadas, sempre trocando de meiaem meia hora para não dispersar a atenção dos alunos. Usa muitos jogos dinâmicos, músicas, na maioria das vezes todas usando a coordenação motora.
Sempre tem um aluno que gosta de chamar a atenção, talvez por falta disso ele goste de atrapalhar seus colegas a concluírem suas atividades. Diante da preparação pedagógica da professora, rapidamente prepara uma atividade específica para esse aluno.Sendo assim sua aula se torna mais tranqüila e consegue atingir seus objetivos.
A partir de agora descrevo o que observei durante o estágio. Cada narrativa que faço a seguir relata o período de uma semana de estágio, ou seja, uma seqüência de atividades.
No meu primeiro dia desta semana, fui recepcionada pela professora do berçário III, que estava com a turma e as demais crianças da escola na salade vídeo assistindo ao DVD, aguardando a hora para ir a sala de aula, que ocorre às 13h.
Fui juntamente com a professora do infantil I e a turma, para sala de aula e percebi que as crianças sentaram cada uma em sua cadeira com seu respectivo nome, logo após começaram a seguir a rotina com músicas e apresentações. Logo após a professora trabalhou a coordenação motora com eles, onde tinhas quecolar várias formas geométricas em seus respectivos lugares.
Além dessa atividade, a professora distribuiu jogos pedagógicos onde os alunos ficavam livres para escolher e livros que poderiam ler no cantinho da leitura, que tinha dentro da sala com tapete e almofadas.
Na hora do lanche os alunos fazem fila imitando a um trem, onde segue cantando ao refeitório. Fazem a higienização das mãos e sesentam a mesa com as demais crianças da escola para lanchar. O lanche é comunitário, cada aluno trás seu lanche de casa, eles aprendem a dividir e ser solidários uns com os outros.
No segundo horário, a professora organizou uma roda com os alunos sentados no chão e uma folha de papel sulfitão no meio deles. Nessa folha foi desenhada pela professora uma grande árvore de Natal, pois estavam...
tracking img