Relatório de estágio curricular supervisionado iii – educação especial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 13 (3158 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE METROPOLITANA
UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA OCIDENTAL-UNNESA

CURSO DE PEDAGOGIA









RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III – EDUCAÇÃO ESPECIAL





















PORTO-VELHO/RO
2011





















RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III –
EDUCAÇÃO ESPECIAL




Relatórioapresentado como exigência parcial para a conclusão da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado III. Séries Iniciais do Curso de Pedagogia da Faculdade Metropolitana, sob a orientação da professora Domingas Luciene Feitosa Sousa.












PORTO - VELHO/RO
2011
SUMÁRIOINTRODUÇÃO..........................................................................................................04
DIAGNÓSTICO DO CONTEXTO ESCOLAR...........................................................05
OBSERVAÇÃO........................................................................................................10
PARTICIPAÇÃO.......................................................................................................13REGÊNCIA...............................................................................................................15
REFERÊNCIAS........................................................................................................18
ANEXOS...................................................................................................................19



































INTRODUÇÃO

Esterelatório descreve algumas atividades desenvolvidas durante o estágio de observação, participação e regência período realizado no dia 11/08/2011 até o período de 24/11/11 que foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Chiquinho. O presente estágio está relacionado às ações que envolvem a docência com alunos que apresentam necessidades educativas especiais no contexto doensino regular.
Nosso objetivo é reconhecer, entender e analisar a prática da inclusão no ensino regular. Pois o ensino inclusivo respeita as deficiências e diferenças, reconhece que todos são diferentes, e que as escolas e os velhos paradigmas de educação precisam ser transformados para atender às necessidades individuais de todos os educandos, tenham eles ou não algum tipo de necessidadeespecial. Se não nos acostumarmos nesta nova visão educacional, não conseguiremos romper com velhos paradigmas e fazer a reviravolta que a inclusão propõe.
A construção do presente relatório é importante para a nossa prática como futuros pedagogos ou professores de uma escola inclusiva.
Refletiremos sobre o processo educativo na perspectiva da inclusão, como também identificar ereconhecer procedimentos e recursos pedagógicos adaptados às necessidades educativas especiais. Segundo Vygotsky (2001), p.54, em sua teoria relacionada à educação, abriu uma perspectiva de uma redefinição do papel da escola e do trabalho pedagógico com as pessoas que apresentam uma deficiência, pois as atividades oportunizadas devem ser interessantes e que possam dar sentido para o desenvolvimento evida do aluno com necessidades especiais, proporcionando atividades que lhe ajude a superar suas dificuldades, formando uma concepção de mundo e, a partir dela, a aquisição de conhecimentos fundamentais para o entendimento das suas relações com a vida.





DIAGNÓSTICO DO CONTEXTO ESCOLAR

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Chiquinho teve sua criação através do decretolei nº. 76 de 19 de outubro de 1973, com o nome de Grupo Escolar Municipal Padre Chiquinho à Rua Campos Sales nº. 881-Bairro Areal.
Seu nome foi em homenagem ao Padre José Francisco Pucci, o Padre Chiquinho, pelo então prefeito de Porto Velho Jacob de Freitas Atallah. A escola foi inaugurada com duas salas de aula atendendo os três turnos (1º grau e MOBRAL). Sua primeira diretora a...
tracking img